Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fuja do excesso de juros no cartão e use a ferramenta de forma positiva

A- A+

Não é à toa que muitos brasileiros culpam o cartão de crédito pelo endividamento e que o instrumento seja um dos principais motivos de inadimplência no país, conforme pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Afinal, é em razão do excesso de juros cobrados que muitos deles vão parar em listas de negativados.

Com educação financeira, planejamento e controle de gastos, porém, o uso do chamado dinheiro de plástico se dá de forma consciente e contribui positivamente às finanças pessoais.

Especialistas lembram que o usuário do cartão só irá experimentar os mais altos juros do país, que se aproximam dos 400% ao ano, se gastar além da sua capacidade e não ter como quitar a fatura, optando pelo pagamento mínimo.

Excesso de juros cobrados leva muitas pessoas para listas de negativados.

Uso consciente do cartão de crédito evita compras por impulsos e futuras dívidas. Foto: iStock, Getty Images

8 dicas para fugir do excesso de juros

Para fugir do excesso de juros e fazer com que a bola de neve não cresça, é preciso adotar alguns bons hábitos. Confira oito dicas da educadora Dayane Godinho e desfrute somente dos benefícios dessa ferramente de pagamento.

Conheça o limite

O limite do cartão de crédito não deva ultrapassar 50% do salário ou ganho mensal, o que evitará gastar mais do que se recebe

Faça uso consciente

O cartão utilizado sem consciência promove compras por impulso. Por isso, é preciso ter responsabilidade na hora de consumir. Sempre pergunte se realmente precisa daquele produto, se tem dinheiro para comprar e se pode pagar a fatura total do cartão no seu vencimento.

Não comprometa sua renda

Pela grande facilidade de parcelamento no cartão de crédito, as chances de endividamento aumentam. Por isso, é preciso consciência na hora de comprar. Ao fazer compras com parcelas fixas, saiba que está se comprometendo com aquele valor para os próximos meses.

Pague a fatura integral

O erro principal em relação ao cartão é pagar a parcela mínima. O recomendado é pagar o valor total da fatura. Se extrapolou e não consegue quitar o débito, procure outra linha de crédito que não ultrapasse 2,5% ao mês.

Prefira cartões sem anuidade

Você tem como opção ao escolher um cartão evitar o pagamento de anuidade. Hoje, é possível encontrar cartões que não cobram nenhuma taxa de manutenção, embora isso implique muitas vezes em menos benefícios.

Não empreste o cartão

Veja o seu cartão de crédito como um objeto pessoal exclusivo. Nunca o empreste para outra pessoa, mesmo que seja conhecida e de confiança.

Pague à vista

Sempre que possível, opte por pagar à vista. Isso permite a você negociar para conseguir descontos nas compras.

Aproveite os benefícios

Uma forma educada, financeiramente falando, de utilizar o cartão, é saber aproveitar os benefícios que ele pode lhe oferecer, como prêmios ou milhagens.

O risco do excesso de juros

Se você não faz bom uso do cartão de crédito e acha que o excesso de juros não é real e tampouco vai pegá-lo, é bom rever seus conceitos.

No fim de agosto, o Banco Central anunciou novo aumento nos juros médios cobrados pelos bancos em operações com cartão de crédito rotativo – quando você recorre ao pagamento mínimo. A modalidade mais cara do mercado atingiu a marca de 395,3% ao ano.

Não custa lembrar que, se não for bem administrado, esse excesso de juros pode causar problemas ao seu orçamento.

Você vai se interessar por:

Use o cartão de crédito a seu favor no controle de contas

Cartão de crédito sem limite oferece vantagens e riscos. Conheça

Descubra qual o melhor dia para comprar no cartão de crédito

Escolha o cartão para o seu perfil

Para quem usa o cartão com consciência e sabe evitar o excesso de juros, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, faz uso consciente do cartão? Deixe seu comentário.

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito