Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fuja do convencional e descubra como realizar um amigo oculto diferente

A- A+

Com a proximidade de datas festivas, como o Natal, é natural que amigos, familiares e colegas de trabalho pensem em maneiras de trocar presentes. Para isso, sugestões de um amigo oculto diferente, que possibilite se divertir com economia, são sempre bem-vindas.

O que vale mesmo é a diversão. Historicamente, tudo indica que essa brincadeira surgiu com uma finalidade, digamos assim, menos comercial. Não se sabe ao certo, mas alguns estudos sugerem que ela surgiu nos países nórdicos.

Na época, reunia-se um grande número de amigos e a pessoa mais idosa distribuía pares de runas aleatoriamente. À medida que os pares iam se encontrando, faziam uma espécie de pacto pela amizade eterna. Afinal, tinham descoberto seu amigo secreto.

Amigo-oculto-diferente-seudinheiro-istock

Há muitas formas originais de celebrar datas festivas com amigos e família. Foto: iStock, Getty Images

4 dicas para um amigo oculto diferente

Se a ideia é adaptar a tradição com um amigo oculto diferente, vale conferir as quatro dicas a seguir. Veja como funciona cada brincadeira e escolha aquela que mais lhe agradar.

Barra premiada

Além de ser divertido, é uma espécie de loteria. Cada participante deve levar uma barra de chocolate e uma quantia simbólica em dinheiro (R$ 5 ou R$ 10). As barras são colocadas na mesa, e o dinheiro dentro de uma caixa. Em outra caixa, deve constar o nome de todos os participantes.

Quem começa pega uma barra de chocolate, retira um papel da caixa e lê o nome que está escrito. Essa pessoa repete o ato: sorteia um nome e pega um chocolate. E assim sucessivamente. O último a ser sorteado pega a barra restante e ganha o dinheiro que está no pote.

Amigo secreto do contra

Trata-se de uma verdadeira brincadeira de detetive. Na hora de realizar o sorteio, cada pessoa inventa um apelido, um codinome para si. Assim, quem pega o papel não sabe quem é o amigo oculto, mas quem foi tirado saberá quem lhe pegou.

Nos dias que antecedem a revelação, cada um pode deixar recadinhos para quem lhe tirou, aumentando o suspense. Na data, a regra é tentar adivinhar quem é seu amigo oculto. Quanto mais criativos forem os apelidos, mais difícil fica a descoberta. E garante boas risadas.

Túnel do tempo

Essa é ideal para ser realizada em família ou entre aquele grupo de amigos de longa data. Tira-se os nomes antes e cabe a cada um procurar fotos de infância da pessoa que foi sorteada. No dia da troca, cada um recebe um envelope e escreve (disfarçando a letra) o nome do seu amigo na aba interna, colocando a foto dentro.

A revelação consiste em cada um procurar o envelope com a sua foto e tentar adivinhar quem o sorteou. Pode ser definido um número máximo de tentativas e, quem não acertar, pode pagar um “mico”.

Amigo da onça

Nesse caso, não é preciso tirar nomes aos pares. Na data marcada, cada um traz um presente e coloca embaixo da árvore de Natal. Mas os organizadores colocam um presente falso no meio, algo como um kit de limpeza e distribuem uma numeração, uma espécie de “ficha” com a ordem numérica.

Em ordem crescente, cada participante escolhe um presente, com direito a trocas. Aquele que pegar o presente falso ficará surpreso durante a brincadeira, mas no final terá direito a um presente de verdade, que estará sobrando.

Você vai se interessar por:

Mantenha-se bem informado

Se você gosta de estar bem informado, que tal contar com uma central disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana, para saber informações e realizar pequenos serviços? Com o Vivo Informa, você pode obter indicação e realizar reservas em restaurantes e casas noturnas, além de comprar ingressos para shows e espetáculos, por exemplo. É só ligar para *365 e começar a aproveitar esse serviço.

> Vivo Informa: Receba tudo sobre tempo, horóscopo, trânsito e mais

Você tem uma boa ideia de amigo oculto diferente? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria