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por Vivo Seu Dinheiro

Fuja das principais fraudes no boleto de cobrança

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Seja para pagar contas ou para confirmar uma compra na internet, o boleto de cobrança costuma ter na maior segurança a justificativa por quem o escolhe como meio de pagamento. Mas será que ele realmente faz jus a essa fama?

No mundo virtual, não faltam criminosos cibernéticos para bolar novos golpes e foi assim que surgiu um sistema chamado de fraude de boleto. Nele, os hackers mudam as informações do documento para embolsar o dinheiro que deveria ser destinado a outra pessoa.

Pagando boleto de cobrança

Fique atento: alterações no código de barras do boleto são de difícil percepção. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com o boleto de cobrança

O boleto de cobrança é um documento que conta com diversos campos e informações variadas, que servem para identificação de quem paga e quem deve receber, por exemplo.

Alguns números dizem qual é a instituição financeira que gerou o título, outros determinam a conta ou quem se beneficiará daquele valor. Conhecer todos esses detalhes pode livrar você de transtornos, afinal, ninguém gostaria de ser vítima de fraude, não é mesmo?

Segundo a economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ione Amorim, as fraudes mais perceptíveis são aquelas que deixam o início do código digitável com um número diferente da sequência correta do banco e logotipo, erros de gramática nas inscrições do documento e até mesmo alterações no código de barras, que são de mais difícil percepção.

Ione destaca que algumas falsificações são feitas de modo tão grosseiro, que os fraudadores apagam as linhas do código de barras do boleto de cobrança para forçar o consumidor a digitar os números incorretos. O problema é que, algumas vezes, só se descobre como vítima de um golpe depois de ver o nome negativado pela pendência da conta.

Como identificar o boleto de cobrança falso

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) ensina a identificar um boleto de cobrança falsificado. Confira as principais dicas:

  • Antes de pagar o valor do título, confirme que as informações referentes ao cedente condizem com os dados de quem lhe vendeu o produto ou serviço.
  • Certifique-se de que o logotipo impresso no corpo do boleto de cobrança corresponde ao banco cujo código consta no início da linha digitável.
  • Se o código de barras estiver com falhas, apresentando espaços excessivos entre as linhas ou qualquer outra alteração que impeça o reconhecimento pela máquina leitora, desconfie e não pague aquele boleto.
  • Sempre que tiver dúvidas sobre a veracidade de uma duplicata, procure o fornecedor que o emitiu e confirme as informações do documento.

O código do banco está impresso nos três primeiros números da linha digitável e pode ser verificado no site da Febraban.

A entidade ainda indica que você evite reimprimir o boleto em qualquer site que não seja o do banco emissor do título. O Idec, por sua vez, aconselha que o documento não seja gerado em computadores públicos ou redes de wi-fi abertas.

Direitos do consumidor no pagamento

Ione Amorim destaca que o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor responsabiliza o fornecedor pela reparação de danos causados. Dessa forma, bancos e empresas que permitem a impressão de boleto de cobrança pela internet assumem os riscos de segurança associados a essa emissão.

Segundo a entidade, a principal modalidade de falsificação envolve as emissões feitas pela internet. A dica do Idec é que as vítimas de golpes devem tirar cópia do boleto e do comprovante de pagamento, encaminhando as provas para a instituição ou responsável pelo serviço. O instituto recomenda ainda que se registre boletim de ocorrência em caso de fraude.

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