Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Franquia light é alternativa para empreendedores de primeira viagem

A- A+

Opção mais enxuta do que o modelo tradicional, a franquia light requer um investimento inicial reduzido para abrir seu próprio negócio. É por esse motivo que o modelo atrai a atenção de quem está dando os primeiros passos no empreendedorismo. E há vantagens tanto para franqueadores quanto para franqueados. Será essa a escolha ideal para você?

Como funciona a franquia light

Na prática, a franquia light funciona da mesma forma que o modelo tradicional: o franqueado compra da franqueadora o direito de utilizar sua marca para vender os produtos/serviços, dispondo da tecnologia desenvolvida pela empresa e também de consultoria operacional.

É um modelo de negócio favorável para ambos os envolvidos: enquanto a franqueadora consegue expandir sua marca ao implementar mais uma unidade, o franqueado tem acesso a um produto já conhecido pelo mercado, o que, em tese, aumenta as chances de sucesso.

Exemplo de franquia light

Pequenos quiosques estão entre as opções para investir em franquias light. Foto: iStock, Getty Images

A grande diferença da franquia light para a tradicional não diz respeito ao modelo de negócio, mas sim ao aporte financeiro e ao tamanho da estrutura requerida. A franquia light possui um sistema operacional mais enxuto, o que exige investimentos menores por parte do franqueado.

Por ser uma versão simplificada do franchising tradicional, ela permite ao franqueado obter um retorno mais rápido do montante investido. Ao mesmo tempo, é uma opção para que a franqueadora inicie suas operações em um mercado desconhecido, sem o risco inerente ao alto investimento de uma franquia completa.

Entre os exemplos de franquia light, é possível citar um quiosque que ofereça um nicho segmentado de produtos, uma loja que trabalhe com apenas um tipo de material e um estabelecimento multicanal que sirva como showroom para compras pela internet.

Os locais mais requisitados pelas franquias light são os ambientes com grande circulação de pessoas, como colégios, faculdades, estações de rodoviárias ou ferroviárias, centros de cidades e eventos em geral.

Franquia light é indicada para iniciantes

O empreendedorismo está no sangue dos brasileiros. Pelo menos é isso que aponta a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada anualmente em nível internacional. De acordo com o levantamento, 30% dos brasileiros entre 16 e 64 anos possuem uma companhia ou estão trabalhando para criar o próprio negócio

O ranking elaborado pela consultoria coloca a taxa de empreendedorismo brasileira na primeira colocação, muito a frente de países de primeiro mundo, como Estados Unidos (20%), Reino Unido (17%) e Japão (10,5%).

Mesmo com tanta ambição, alguns empresários em potencial desistem do futuro no empreendedorismo devido ao risco associado ao investimento. E é justamente para essas pessoas que as franquias light podem surgir como solução.

Por demandar um investimento menor, tanto no curto como no longo prazo, a franquia light é uma alternativa vantajosa para quem está dando os primeiros passos no ramo do empreendedorismo e deseja aumentar o conhecimento e a experiência antes de investir valores mais significativos em um negócio maior.

Os processos enxutos e simplificados permitem que o empresário de primeira viagem tenha contato com o ramo e possa se familiarizar com o modelo de negócio, ao mesmo tempo em que garante o próprio sustento.

É importante lembrar, no entanto, que a franquia light não elimina os riscos de fracasso – apenas reduz seu possível prejuízo.

Você vai se interessar por:

Economizar é parte do sonho

Se você tem o sonho empreendedor, deve estar atento às oportunidades de economia. Que tal realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso? Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular – tudo isso sem mensalidade. Se preferir, pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Ficou interessado no modelo de negócio da franquia light? Deixe seu comentário!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria