Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fotos impressas: veja dicas de conservação

A- A+

O mercado da fotografia mudou radicalmente nos últimos anos. Pouco a pouco, as câmeras analógicas foram substituídas por máquinas digitais. E agora, com os smartphones, até as máquinas digitais são deixadas na gaveta de vez em quando. Mesmo assim, fotos impressas ainda são guardadas com nostalgia e carinho por muita gente.

Um marco definitivo da aposentadoria das máquinas analógicas ocorreu em 2012, quando a Kodak parou de produzir câmeras fotográficas. Mas, desde então, as fotos impressas ganharam uma outra dimensão. Hoje jovens e adultos usam sites e lojas de impressão de fotos para reproduzirem, em papel, alguns de seus mais belos registros. As fotos decoram paredes de quartos, lugar de destaque ao lado da televisão e readquirem seu espaço no dia a dia até em álbuns de fotografia de viagem.

fotos

As fotos impressas devem ser armazenadas em locais secos e ventilados. Foto: Shutterstock

 

Como conservar fotos impressas

Existem algumas boas dicas para ajudar a conservar essas imagens:

1 – Não deixe as fotos em caixas de papelão, couro ou madeira. Esses materiais permitem a proliferação de bactérias e fungos, além de facilitarem a passagem da umidade.

2 – O local de armazenamento deve ser seco, ventilado e fresco. Na hora de manusear, evite pegar as fotos no centro. Manuseie sempre pelas bordas.

3 – Na hora de armazenar, opte por álbuns que possuam plásticos magnéticos, que conservam melhor as fotos e evitem que elas fiquem com a coloração amarela em função do tempo.

4 – Por mais cuidado que você tenha na hora de manusear as fotos, acidentes podem acontecer, e mesmo o armazenamento correto não pode evitar a ação do tempo. Para isso, existem estúdios que fazem recuperação de fotos. Com uma boa pesquisa, você pode encontrar o melhor local para restaurar suas imagens.

5 – Caso opte pelo escaneamento, mantenha os arquivos sempre em mais de um local: pode ser pendrive, CD ou HD externo, por exemplo. além do próprio computador. Você também pode fazer um backup em armazenamentos online. Para aumentar a qualidade das fotos escaneadas, opte por utilizar um software que faça a digitalização em alto nível de DPI . O ideal é que seja no mínimo superior a 300.

Imprima com desconto

Você sabia que, com o Vivo Descontos, é possível obter descontos em lojas de impressão de fotografia? Assim, você pode fazer o pedido com preço reduzido pela internet e depois pagar o frete até a sua casa. O serviço reúne as principais lojas virtuais do Brasil e fornece cupons ilimitados com descontos de até 45%.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular