Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Forno elétrico x forno a gás: conheça as vantagens de cada equipamento

A- A+

Uma cozinha nunca está completa sem um forno. Carnes, bolos, pizzas são algumas das receitas que não podem ser preparadas se você não tiver um bom forno elétrico ou a gás. Mas a hora de escolher o modelo é sempre uma dúvida. Qual é o tipo ideal de forno? Qual gasta menos ou ocupa menos espaço? Essas perguntas atrasam a escolha, mas são importantes para que você faça uma boa compra.

Forno elétrico e a gás: prós e contras

A primeira diferença que você pode perceber ao olhar os dois tipos de forno é o tamanho. Um forno a gás, geralmente, é muito maior do que um forno elétrico e, por isso, ocupa mais espaço na cozinha. Ele precisa de mais espaço porque não funciona sozinho. Além dele, você ainda precisa ter espaço para o botijão de gás e para a tubulação que liga um ao outro.

Já o forno elétrico não tem esse problema. A maior parte dos modelos é portátil, ou seja, tem um tamanho pequeno o suficiente para que ele possa ser levado e encaixado em diversos lugares, porque não precisa de mais nada além de uma base de apoio e uma tomada. Você só precisa ter cuidado com a voltagem. A maioria dos fornos elétricos funcionam com tensão de 220V.

forno-eletrico

O cozimento dos alimentos é uma diferença entre os modelos. Foto: iStock, by Getty Images

 

A diferença de tamanhos também é a diferença da quantidade de alimentos que podem ser assados. O forno a gás tem a vantagem de cozinhar alimentos maiores e mais volumosos, como aves e carnes, já que tem mais espaço interno. Mas só pode cozinhar um tipo de alimento por vez. Coisa que não acontece no forno elétrico. Você pode assar carnes e massas ao mesmo tempo sem misturar o gosto ou o cheiro.

Outra diferença é a forma com que o cozimento dos alimentos é feito. Enquanto no modelo a gás a parte de baixo esquenta mais do que a de cima, nas versões elétricas o aquecimento acontece de uma maneira mais uniforme. É por isso que os alimentos ficam mais assados no forno elétrico. Para bolos e carnes, a diferença no tipo de aquecimento pode ser vista com facilidade.

Mas se o forno elétrico ganha na qualidade do cozimento, ele perde na economia. O valor gasto com o gás que cozinha os alimentos é menor do que o valor gasto com a energia elétrica. O problema é que o forno a gás demora mais para esquentar e, nesse processo, gasta mais o gás do botijão. Por outro lado, em poucos minutos o forno elétrico atinge a temperatura ideal.

Veja três modelos de forno elétrico

Oster

Com duas grades, o modelo da Oster é ideal para assar dois tipos diferentes de alimentos ao mesmo tempo. A variação de temperatura é ampla, indo de 65ºC a 250ºC em poucos minutos. Mas a maior vantagem desse aparelho é a forma como ele é aquecido. O sistema de convecção instalado nesse forno elétrico iguala o calor, ou seja, todo o forno fica na mesma temperatura.

Mueller

A grande vantagem do forno da Mueller é o fato de ele ser embutido, por isso não ocupa nenhum espaço extra na sua cozinha. Você pode encaixá-lo na parede ou até mesmo em um armário, já que o isolamento não permite que o calor vaze. Ele é um dos poucos da categoria que atinge o mesmo tamanho de um forno a gás. São 44 litros de capacidade nesse eletrodoméstico.

SteamMax

Já a aposta da SteamMax é fazer o forno mais prático possível. O modelo é pequeno e não comporta muito mais do que duas porções de pequenos alimentos, mas tem uma grande vantagem: é portátil. A assadeira é redonda, por isso ele é ideal para fazer pizzas e pode ser usado em voltagem 110V e 220V. Assa, cozinha, aquece e tosta.  O consumo de energia é baixo, o que não afeta a qualidade do alimento.

Compare preços online

A Vivo oferece um serviço de ofertas para você pesquisar e comprar nos maiores sites de e-commerce. Com o Vivo Compras, você pode filtrar os melhores preços e produtos em diversos departamentos, como moda, eletrônico, informática, esporte, brinquedos, lazer, viagens e muito mais.

> Fim de ano: Encontre os melhores preços para forno elétrico e a gás

Gostou das dicas de forno elétrico? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple