Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Forno de micro-ondas: conheça modelos e dicas para escolher o seu

A- A+

Para os jovens, dedicar tempo à cozinha nem sempre é uma opção interessante. Nesse caso, o forno de micro-ondas é um dos maiores aliados no preparo de alimentos.

Você sabia que esse eletrodoméstico foi inventado em 1946? Sim! E desde sua concepção, ele funciona basicamente da mesma forma:  o micro-ondas produz ondas magnéticas por meio da energia elétrica. Essas ondas aumentam a energia cinética das moléculas de água dos alimentos e, dessa forma, o calor é transmitido. Rapidamente, a refeição está pronta.

Ok, todos os aparelhos fazem isso, mas existem muitas marcas e modelos nas lojas. Então, como escolher a melhor opção para a sua cozinha?

forno de microondas

Para quem mora sozinho, fornos pequenos dão conta do recado. Foto: iStock, Getty Images

A escolha do forno de micro-ondas

Capacidade e potência

Em primeiro lugar, saiba quantas pessoas vão utilizar o eletrodoméstico e com qual frequência. Os micro-ondas de até 20 litros são indicados para aquecer ou preparar pequenos pratos rapidamente. Mas, se você vai usar o aparelho para grandes quantidades de comida, esse tamanho pode não ser o suficiente.

ElectroluxDe 21 a 29 litros, o tamanho do micro-ondas será médio: é uma boa opção para famílias pequenas e com pouco espaço na cozinha. Para quem está nessa situação, o Electrolux MEF33 é uma alternativa interessante. Com uma capacidade de 23 litros e potência de 800 watts, esse modelo possui funções para programar diferentes receitas.

BrastempPara famílias com mais de seis pessoas, o ideal é optar por aparelho com capacidade acima de 30 litros. Com ele, é possível preparar refeições em grandes quantidades. Uma opção é o modelo Brastemp Ative! Smart Food Grill, com capacidade para 38 litros. Além da porta espelhada e do acabamento inox, o microondas vem com o Smart Food, que permite o preparo de diversas receitas em apenas alguns toques.

Consumo

Nunca esqueça de prestar atenção à Etiqueta Nacional de Energia (ENCLE), regulada pelo Inmetro. Nela, você pode obter informações sobre a eficiência do forno de microondas, podendo observar quais deles consomem menos energia elétrica. Os eletrodomésticos recebem notas de A a E, sendo A os mais econômicos.

Funções

Com um forno de microondas na sua cozinha, a preparação de diversos alimentos fica mais fácil. Os aparelhos possibilitam muitas opções. Descongelar, grelhar, aquecer e cozinhar estão entre elas. Observe as funcionalidades de cada modelo e veja qual deles é mais adequado para você.

Além de diversas funções, os aparelhos possuem teclas pré-programadas. Basta selecionar o alimento desejado (há opções como pipoca, brigadeiro ou lasanha, por exemplo) e esperar o tempo de cozimento.

Combine o forno de micro-ondas com a cozinha

O modelo do micro-ondas pode dar um toque especial à decoração da cozinha. Os aparelhos na cor branca combinam facilmente com diferentes cores e texturas. Outros detalhes podem dar um diferencial, como portas espelhadas, por exemplo.

BrastempOs modelos em inox proporcionam elegância ao local. Além disso, combinam com móveis pretos e amadeirados. Uma boa opção é o forno de micro-ondas Electrolux MEX55, em aço inox e com porta de vidro espelhada. Com capacidade para 45 litros, o equipamento possui a função One Touch: basta apertar um botão para acionar os programas reaquecer e descongelamento automático.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para forno de micro-ondas
vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico