Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fonte de notebook: conheça os tipos mais comuns de plugues

A- A+

Usada para recarregar a bateria e manter a usabilidade, a fonte de notebook é essencial para o bom funcionamento do aparelho. Se mal utilizada, pode causar danos e até queimar o seu computador portátil. Isso porque cada modelo precisa da tensão e da corrente ideais para ele, e cada um recebe a quantidade de energia de forma diferente.

No mercado atual, existe uma grande variedade de marcas e modelos diferentes de notebooks. Junto com eles, também surgiram diversos plugues para fontes de alimentação de energia, com tamanhos, espessuras e características distintas. Mas como saber qual é o plug certo para o seu aparelho?

fontes-de-notebook

Conte com o auxílio de um técnico na hora de escolher o plug mais adequedo. Foto: Shutterstock

Caso sua fonte queime ou você necessite trocá-la por outro motivo, em primeiro lugar, irá precisar de um régua de alta precisão para medir o diâmetro externo do conector. Em alguns deles, a diferença da medida é de alguns milímetros, por isso, é importante ter cuidado redobrado para não errar o modelo.

Após a medição externa, confira no interior do pino se existe uma espécie de “agulha”. Isso também pode ajudá-lo a distinguir um plug do outro.

Principais conectores de fonte de notebook

A pesquisa pelo conector ideal para a fonte do seu notebook pode ser feita também através da marca e do modelo do aparelho. Assim, o vendedor pode indicar qual o plug é o ideal para o seu computador portátil.

Conheça a seguir os principais modelos de conectores disponíveis e não erre na hora da compra.

Tipo de plug Diâmetro externo (mm) Diâmetro interno (mm)
Plug 1 7.4 5.0
Plug 1 octogonal 7.4 5.0
Plug 2 4.8 1.7
Plug 3 5.5 2.5
Plug 4 5.5 1.7
Plug 5 4.2 1.6
Plug 6 7.9 5.5
Plug 7 6.5 4.4
Plug 8 6.3 3.0
Plug 9 6.6 4.0
Plug 11 2.3 1.0
Plug 12 4.0 1.7
Plug 13 5.5 3.0

*Plug 1 octagonal possui formato com oito lados

Fonte de notebook universal

Outra alternativa para alimentação de energia em seu notebook são os modelos de fontes de abastecimento de energia universal. Estes aparelhos, normalmente, vem com regulagem manual de voltagem e diversos modelos de conectores para você escolher o que se adapta ao seu notebook.

No entanto, algumas dessas fontes não oferecem a tensão exata que o seu notebook precisa, o que pode representar um problema a longo prazo, causando um desempenho anômalo da máquina ou até mesmo ter a sua fonte interna danificada. Por isso, sempre que possível, opte por modelos originais da marca oficial do seu computador portátil.

Você vai se interessar por:

Dicas e truques para fazer a bateria de notebook durar mais tempo

Conheça e compare 3 modelos de notebook da Apple

Notebook x desktop: qual é o computador mais adequado para você?

Conte com suporte à informática

Agora, se você não quer se preocupar com qualquer problema referente ao seu computador, uma opção é contratar suporte à informática, tendo sempre um especialista técnico disponível pelo telefone e acesso on-line 24 horas por dia. Esse é um dos benefícios do cliente Vivo.

A equipe do Vivo Suporte Informática está apta a solucionar problemas de programas e acessórios no computador, instalar equipamentos como impressora, teclado e webcam, configurar internet sem fio, configurar e-mail e orientar a navegação na internet, melhorar a performance do computador pela limpeza de arquivos, formatando o disco para liberar espaço, entre outros.

> Suporte informática: Resolva problemas de seu computador

Gostou das dicas para comprar fonte de notebook? Deixe seu comentário.

memória ou processador
7 Spin
segurança cibernética
antivírus pago
DDR3 ou DDR4
hd externo de 1, 2 ou 3 tb