Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fogão: descubra como escolher o melhor para você

A- A+

O fogão é elemento básico para qualquer cozinha, afinal, é dele que saem os pratos que reúnem a família ao redor da mesa e dão mais sabor à rotina. Chegou a hora de comprar um novo? Então antes de escolher o modelo mais adequado, também é preciso pensar nos detalhes do produto.

Fogão é item indispensável em qualquer cozinha. Foto: iStock, Getty Images

Fogão é item indispensável em qualquer cozinha. Foto: iStock, Getty Images

Como escolher o fogão certo

Você gosta de cozinhar? Se a resposta for sim, é provável que você precise de um produto mais potente, que lhe dê qualidade de cozimento e facilidade para movimentar as panelas. O número de pratos que costumam ser feitos para cada refeição também deve ser considerado. Quanto maior, mais bocas serão necessárias para dar conta da demanda. Para um casal sem filhos, por exemplo, um fogão de quatro bocas costuma ser o suficiente.

A partir daí, pense no espaço disponível para o fogão. Se você possui uma bancada com vários armários, o cooktop é o ideal. Com visual moderno, ele ocupa pouco espaço e está disponível em diversas faixas de preço. Se você não abre mão de ter um forno, no entanto, são duas as opções disponíveis: o fogão tradicional e o de embutir. Embora ambos ofereçam funções similares, eles apresentam algumas diferenças. Enquanto o primeiro costuma ser encontrado por preços mais baixos, o segundo possui mais facilidade de encaixe e ocupa espaços mais restritos.

As panelas que serão usadas também fazem diferença. Itens de ferro, muito pesados e grandes, devem ser evitados  em fogões frágeis como o cooktop. A facilidade de manutenção também deve ser avaliada. É possível limpar as bocas sem muita dificuldade? Em caso de algum problema com o gás, ele pode ser retirado sem grandes danos à cozinha? É fácil encontrar algum profissional que trabalhe com a manutenção do produto? Não deixe de questionar.

Há ainda que se considerar a eficiência energética do produto, que pode ser identificada a partir de uma etiqueta colada no fogão. É ela que mostra a relação entre consumo de energia e eficácia. Nesse caso, a escala vai de A até E. Aqueles que consomem menos costumam custar mais caro, mas, ao mesmo tempo, resultam em gastos inferiores na conta de luz.

Fogões são objetos comprados a longo prazo e precisam de uma boa avaliação. Itens como a válvula de segurança e o acendimento automático são mais básicos, enquanto timer para cozimento e vidro duplo na porta devem ser avaliados com mais critério, de acordo com as suas necessidades.

Compre seu fogão com facilidade e segurança

Se você quer encontrar os melhores preços na hora de comprar o seu fogão, é bom conhecer o Vivo Compras. Em parceria com a Opte+, a Vivo oferece produtos de lojas virtuais como Ponto Frio, Extra, Fast Shop e Casas Bahia. No portal, é possível encontrar eletrodomésticos, eletrônicos, produtos de informática, móveis, além de passagens aéreas, pacotes e hotéis, sempre com descontos diferenciados.

> Vivo Compras: Encontre o melhor preço para fogão e cooktop
Pokémon Go
micro-ondas ou forno elétrico
vale a pena comprar um videogame
LG X Screen
relógio ou celular
vale a pena comprar celular muito barato