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por Vivo Seu Dinheiro

Fique alerta ao novo golpe com cartão de crédito

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Ao mesmo tempo em que as instituições financeiras criam com frequência sistemas para ampliar a segurança de seus clientes, também os criminosos tentam não ficar atrás. É por isso que relatos sobre vários tipos de golpe com cartão de crédito não saem do noticiário. Você sabe do que precisa para se proteger?

Seja por telefone ou até mesmo diretamente nas agências e caixas eletrônicos, golpistas muitas vezes se aproveitam da falta de conhecimento por parte dos usuários e aplicam fraudes para roubar senhas e outros dados, gerando prejuízos que podem alcançar valores absurdos.

Caindo no golpe com cartão de crédito

Cliente nunca deve passar nenhum dado pessoal ou bancário pelo telefone. Foto: iStock, Getty Images

O novo golpe com cartão de crédito

O golpe com cartão de crédito mais recente é audacioso. O criminoso convence a vítima a entregar o cartão e os bandidos se passam por funcionários da administradora. O argumento por eles usado é justamente evitar uma fraude com o chamado dinheiro de plástico.

Na prática, os golpistas ligam para a vítima, alegando que uma compra alta foi feita com o seu cartão de crédito. Quando o usuário diz que não a reconhece e que quer cancelá-la, é informado sobre o procedimento necessário para tanto – o que na verdade é uma farsa, assim como a suposta aquisição de alto valor mencionada.

Em seguida, o usuário é instruído a informar a senha pelo telefone e fazer uma carta pedindo o cancelamento da compra, colocando-a dentro de um envelope juntamente com o cartão de crédito cortado ao meio, pois um motoboy irá buscar em sua casa para, então, a compra ser cancelada.

Como o chip do cartão fica intacto, os bandidos conseguem utilizá-lo, juntamente com a senha que a vítima passou por telefone.

Dicas de segurança para usar o cartão

Esse tipo de golpe com cartão de crédito é novo, mas não único. Atualmente, o Brasil ocupa o 5º lugar numa espécie de ranking mundial de fraudes com o dinheiro de plástico. Para tentar evitar esse problema e os prejuízos que acarreta, é importante adotar algumas medidas de segurança.

Primeiro, vale ressaltar que nunca um banco ou administradora irá pedir a senha ou código de segurança para o usuário, especialmente por telefone. Esses são dados intransferíveis e de acesso apenas do proprietário do cartão. Por isso, desconfie quando for solicitado para você passar qualquer informação referente à sua conta.

Em caso de recebimento de uma ligação supostamente vinda do banco, pedindo dados, o primeiro passo é inverter o processo: ou seja, contate a sua administradora ou vá até agência bancária para confirmar se há mesmo alguma pendência ou problema com a conta.

O cuidado deve ser redobrado na internet, comprando apenas em sites certificados e de confiança, não divulgando dados bancários e prestando atenção a qualquer tipo de solicitação por e-mail.

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E você, como se protege de golpe com cartão de crédito? Comente!

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