Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Financiamento habitacional é opção para adquirir imóvel

A- A+

O financiamento habitacional é um modo de obter crédito para realizar o sonho de comprar um imóvel próprio. Mas, mesmo com as facilidades que esse modelo pode oferecer, é fundamental prestar atenção nos detalhes envolvidos no negócio.

Pesquise antes do financiamento habitacional

Deixar de pagar aluguel e ter uma casa própria é o desejo de muitos brasileiros. Justamente por isso, a maior dificuldade é tornar essa escolha racional.

Para Gilberto Ribeiro de Melo, administrador do Click Habitação, não existe nada melhor do que acumular os seus próprios recursos para comprar um imóvel. Além de não pagar taxas de juros, é possível conseguir um desconto maior na negociação. “O brasileiro, em geral, não costuma fazer o planejamento financeiro para aquisição da casa própria, assim o financiamento é um dos caminhos possíveis”, opina ainda Ribeiro.

Sem pesquisar com antecedência, fica impossível adquirir o imóvel com recursos próprios e é também tarefa difícil fazer as melhores escolhas para o financiamento. É preciso pensar que essa é uma dívida que vai se estender ao longo de anos e comprometer boa parte da sua renda mensal. A nova realidade vai exigir ajustes nos gastos e organização financeira. Quanto maior o número de parcelas, mais juros você soma ao valor total que será pago até o fim.

Por isso, Ribeiro indica que uma boa solução é guardar, ao longo de anos, dinheiro em uma poupança, para aumentar a quantia de entrada e diminuir as prestações. Outra possibilidade é utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Financiamento habitacional é opção para  conseguir a casa própria, mas é preciso planejamento. Foto: iStock, Getty Images

Financiamento habitacional é opção para conseguir a casa própria, mas é preciso planejamento. Foto: iStock, Getty Images

O que considerar no financiamento habitacional

Para simplificar, Ribeiro lista os principais itens que devem ser observados – e comparados entre diferentes instituições financeiras -, antes de fechar o negócio:
– Faça uma simulação dos valores e prazos envolvidos para o financiamento habitacional de diversos bancos
– Limite o valor máximo que você pode pagar e se atenha a ele
– Guarde dinheiro durante mais tempo e aumente o valor dado na entrada
– Avalie qual vai ser o comprometimento da sua renda e adapte os seus hábitos de consumo
– Conheça o Custo efetivo Total (CET) e o Custo Efetivo do Seguro Habitacional (CESH)
– Conheça o sistema de amortização oferecido pela instituição financeira.

Segurança para sua família

Depois de conseguir o seu imóvel, também é importante estar preparado para as eventualidades. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, proteção contra incêndio, raio e explosão. O seguro cobre ainda prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila

Gostou das dicas sobre financiamento habitacional? Compartilhe!

Empréstimo ou financiamento
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
almofadas para sofá
como abrir uma empreiteira