Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Financiamento é opção para construir e ter a casa própria

A- A+

Construir uma casa nova custa caro. Mas, antes de buscar um financiamento, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens e analisar as opções do mercado de acordo com o seu perfil.

Construir com financiamento exige consciência

A construção de uma casa própria, que permita mais espaço e estabilidade faz parte dos sonhos da maioria das pessoas.

Justamente pelo forte apelo emocional, Ricardo Pereira, educador financeiro, entende que a principal dificuldade é tornar essa decisão mais racional e escolher o momento certo para iniciar a construção. “A opção por financiamento sempre fará mais sentido quando já existir um bom valor para a entrada, lembrando que nesse momento, além dos juros estarem altos, os bancos estão mais criteriosos no momento de liberar os financiamentos”, ressalta o educador financeiro.

Antes de iniciar a construção, é fundamental elaborar um projeto que detalhe todos os gastos com a obra. Foto: iStock, Getty Images

É fundamental elaborar um projeto que detalhe todos os gastos com a obra. Foto: iStock, Getty Images

Dicas para quem quer construir

Para que construir não se torne um problema para a sua renda e o financiamento não saia do controle, planejamento é palavra de ordem. Afinal, mesmo que você tenha separado uma boa entrada em dinheiro, as parcelas ainda vão persistir ao longo de meses e devem ser consideradas nos gastos.

Por isso, Ana Paula Pavanatti,  educadora, terapeuta e assessora financeira da REORG Gestão Financeira, destaca a importância de calcular o impacto das prestações no orçamento primeiro e só se comprometer, caso tudo esteja dentro das suas possibilidades.

Antes de iniciar o processo de construção, Pavanatti indica algumas atitudes a serem tomadas:

– Construa uma reserva financeira para eventuais problemas e também para preparar a documentação do imóvel

– Pesquise as taxas de juros e o tipo de operação que melhor encaixa no seu perfil, para só depois escolher a instituição financeira que irá financiar a sua obra ou optar por fazer o pagamento com recursos próprios

– Verifique se a localização do terreno atende suas necessidades, quais são as características da vizinhança, além da estrutura e segurança do bairro

– Pense nos detalhes do projeto e, com o auxílio de um profissional, estipule os valores que serão investidos. Mas fique atento, tudo deve estar de acordo com o seu orçamento pessoal.

Preserve o seu patrimônio

Além de construir sua casa, é necessário estar preparado para problemas que não estão previstos nas suas contas. Em parceria com a ACE Seguradora, a Vivo oferece o serviço Seguro Proteção Residencial. Com ele, você tem acesso a coberturas contra incêndio, raio e explosão, roubo e furto qualificado de bens, danos elétricos e responsabilidade civil familiar. Você ainda pode contar com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Você também pretende construir sua casa nova? Comente!

não consigo pegar empréstimo
quanto custa um seguro de casa
cooperativa habitacional
não consigo pagar financiamento de imóvel
crédito para financiar casa própria
o que é uma cooperativa de crédito