Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Financiamento de veículos: aprenda a calcular preço final

A- A+

Ter um carro novo ou mesmo usado é o sonho de consumo de muita gente. Infelizmente, nem todo mundo pode esperar para juntar dinheiro e comprar um automóvel à vista. Para essa grande maioria, o financiamento do veículo é uma opção para a realização do sonho.

Mas antes de apelar para o financiamento do veículo, o consumidor precisa estar atento a uma série de fatores. Além do preço do modelo desejado, ele precisa levar em consideração os juros e o prazo do financiamento. Quanto mais tempo de financiamento, maiores os juros e mais o consumidor vai desembolsar pelo veículo.

A depender do banco, o valor total do financiamento pode elevar e muito o preço do automóvel. Com a variação de juros entre bancos e financeiras, às vezes o consumidor paga até duas, três ou quatro vezes mais do que o valor original do carro. De acordo com levantamento feito pelo Banco Central, as taxas de juros para financiamento de veículos podem variar de 6% até 57% ao ano.

seudinheiro-Financiamento-de-veiculos

O consumidor precisa estar atento a uma série de fatores ao iniciar financiamento de veículo. Foto: iStock, by Getty Images

É fundamental então que, além de se preocupar com o valor das parcelas mensais, antes de fechar o financiamento do veículo, o consumidor faça os cálculos de quanto o carro vai custar no final.

Cálculo do financiamento de veículos

Para fazer o cálculo do financiamento de veículos, o consumidor precisa ter em mãos algumas informações: o valor do financiamento, que nada mais é do que o preço do modelo do carro; o valor das parcelas fixas; os meses de financiamento; e as taxas de juros praticadas.

Você vai se interessar por:
Entenda quando recorrer ao financiamento para adquirir imóvel ou veículo
Confira quais cuidados você deve ter ao financiar carro
Feira de carros é oportunidade de obter descontos na compra

A maioria das instituições bancárias e financeiras disponibiliza simuladores de crédito para que os consumidores possam realizar os cálculos e ter uma noção exata do andamento do financiamento. Nesses simuladores, o consumidor fica sabendo o quanto vai pagar pelo automóvel ao final do financiamento.

O Simulador de Financiamento de Veículos é uma dessas ferramentas online que facilita a vida do consumidor interessado em comprar um carro parcelado. O site traz diversas calculadoras que ajudam no cálculo do valor final, das prestações, das taxas de juros e do saldo devedor.

Além dos juros que incidem sobre o financiamento, o consumidor precisa ter cuidado também com o CET (Custo Total Efetivo) da negociação. Esse valor vai englobar a cobrança de encargos e taxas, como cadastro para início do relacionamento entre credor e devedor e a incidência do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na transação.

Financiamento de veículos: gastos extras

Comprar um carro novo ou usado, no entanto, representa outras despesas para o bolso do consumidor. Além das prestações do financiamento, o consumidor deve levar esses gastos extras em consideração antes de comprar o veículo e estourar o orçamento mensal.

A lista desses gastos é extensa: combustível, estacionamento, lavagem do carro, seguro do veículo, pagamentos de impostos (IPVA), revisão anual e despesas imprevistas de manutenção são alguns dos custos para se ter um automóvel circulando regularmente. Segundo especialistas, esses gastos gerais com o automóvel não devem ultrapassar 20% do rendimento da família.

Gostou das dicas para financiamento de veículos? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças