Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Financeira ou banco: veja onde é mais barato tomar crédito

A- A+

Três em cada dez brasileiros já fizeram empréstimo consignado. O dado é de pesquisa realizada no ano passado pelo Portal Meu Bolso Feliz. Mas essa é apenas uma das modalidades disponíveis no mercado e os números mostram como a população tem o hábito de recorrer a uma financeira ou banco quando as dívidas apertam.

A propósito, você sabe qual das duas opções é a melhor alternativa para o seu perfil? Embora ambas tenham características semelhantes, há também diferenças para se considerar antes de contratar crédito.

Diferenças para reconhecer financeira ou banco

Bancos e financeiras são instituições com fins econômicos, habilitadas e fiscalizadas pelo Banco Central. Mas, mesmo que ambas possam emprestar dinheiro, as outras possibilidades de serviços oferecidos são diferentes.

Conforme explica o educador financeiro Silvio Bianchi, enquanto os bancos estão autorizados a captar fundos através da conta corrente e da poupança, o mesmo não é válido para as financeiras, que só podem fornecer aos clientes opções de crédito e financiamento.

Na hora de escolher, é preciso levar em conta o seu perfil e necessidades. Em geral, a tendência é que os bancos sejam mais rigorosos em sua análise de concessão de crédito. Já as financeiras costumam até mesmo liberar recursos específicos para negativados.

 

financeira ou banco

Antes de aceitar um empréstimo, avalie as taxas de juros envolvidas. Foto: iStock, Getty Images

Financeira ou banco: avalie os juros

Mas é claro que as facilidades oferecidas pelas financeiras costumam ter um preço, e ele aparece na cobrança dos juros, mais altos. Afinal de contas, a instituição que não avaliou de forma criteriosa o perfil do seu cliente, tem menos garantias de que ele vai pagar o empréstimo ou financiamento em dia.

 

Para não errar, a dica é estar sempre disponível a pesquisar as taxas em diferentes lugares, seja financeira ou banco. Também não deixe de ler todas as cláusulas envolvidas no contrato e evite que o seu orçamento fique comprometido porque você não analisou a proposta com atenção.

“Todos os organismos financeiros são obrigados a publicar as taxas de juros praticadas nas modalidades de crédito praticadas. Uma boa prática é fazer essa pesquisa utilizando a internet e visitando os sites das instituições financeiras”, indica Bianchi.

Outra possibilidade é visitar o site do Banco Central, que disponibiliza dados atualizados das taxas cobradas em diferentes modalidades. A maioria delas têm programas onde poderá fazer simulações acerca do valor das parcelas associadas a determinado empréstimo e prazo de pagamento.

Monitore o seu CPF

Para fazer um empréstimo ao cliente, a maioria dos bancos verifica a situação do seu nome em instituições de proteção ao crédito. Já imaginou um serviço que alerta cada vez que houver consultas ou movimentações em seu CPF? Entre as funções do Vivo Alerta CPF, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nas bases de dados da Serasa e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado. Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Você também está na dúvida entre financeira ou banco? Compartilhe!

quando vale a pena comprar título de capitalização
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado