Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Financeira facilita acesso ao crédito; veja se é vantajoso para você

A- A+

Você precisa de dinheiro e não sabe onde solicitar um empréstimo? Existem algumas instituições que você pode recorrer. Além dos bancos comerciais, a financeira é uma alternativa. Saiba quando essa modalidade de crédito é vantajosa ou desvantajosa para você.

Financeira x banco

Conforme o Sistema Financeiro Nacional (SFN), as duas instituições cumprem papéis diferentes. Enquanto as financeiras podem, somente, exercer a função de operadoras de empréstimo, os bancos comerciais, por sua vez, têm mais flexibilidade e uma gama maior de operações.

Segundo um estudo da Proteste, o Custo Efetivo Total (CET),  dos bancos é menor do que a CET das financeiras. O que significa que um empréstimo pessoal feito em uma financeira sairá bem mais caro do que um crédito pessoal contratado em um banco.

financeira

Crédito pessoal deve ser sua última escolha na hora de pegar um empréstimo. Foto: iStock, by Getty Images

“Recorra as financeiras, somente quando as taxas forem compensadoras ou quando as outras formas de créditos mais baratas não estiveram disponíveis para o tomador”, aconselha o professor de finanças do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC), Gilberto Braga.

As taxas de bancos são, normalmente, menores, pois emprestam dinheiro apenas para clientes que pagam as contas em dia e não possuem o nome sujo. Logo, o banco corre menos riscos de não receber o dinheiro cedido de volta e pode cobrar menos por isso.

Já as financeiras aceitam clientes sem conhecê-los e que, não raras vezes, têm um passado devedor. Para esse tipo de operação de empréstimo, se dá o nome de crédito para negativado.

“Tem que se ter muito cuidado com esse tipo de crédito. Porque as taxas são muito altas, muito acima da média do mercado, para compensar o risco investido”, afirma Gilberto.

A vantagem de pedir empréstimo de crédito pessoal para as financeiras é a rapidez no recebimento do seu dinheiro. Algumas, garantem o depósito 24 horas depois do requerimento, o que em um banco comercial é inviável.

No entanto, o crédito pessoal deve ser sua última escolha na hora de pegar um empréstimo. Tanto o crédito consignado, como o cheque especial e o cartão de crédito costumam ter taxas melhores.

Veja quatro dicas na hora de pedir empréstimo

Pensando no bem estar financeiro dos brasileiros, a Proteste elencou quatro cuidados que devem ser tomados quando for se pedir empréstimo.

Pesquise as taxas de juros e condições oferecidas por outras instituições.

– Pense bem antes de fazer esse tipo de operação. Pois ela representa dívidas que poderão afetar a administração da renda pessoal e familiar, pelo comprometimento do salário mensal com as parcelas do empréstimo

– A melhor forma de obter um empréstimo é procurar diretamente a instituição financeira de sua preferência

– Ao contratar o empréstimo exija a sua via do contrato, nela deve conter informações como valor, prazo, período das prestações e taxa de juros, por exemplo.

Antecipe os créditos do seu celular

Não chegou o final do mês e os créditos do seu celular já acabaram? Não tem problema. Com o Vivo Crédito Antecipado Voz, você antecipa R$ 3 (válido por 10 dias) até a  sua próxima recarga.

> Crédito Antecipado de Voz: Garanta R$ 3 de crédito até a próxima recarga do celular pré-pago

Gostou das dicas de financeira? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Empréstimo ou financiamento
não consigo pegar empréstimo
não consigo pagar financiamento veículo
cartão de loja pode cobrar anuidade?
empréstimo pelo celular
o que é uma cooperativa de crédito