Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Finanças na família: aprenda a prevenir problemas

A- A+

Na sua casa o dinheiro é o tema principal dos problemas e discussões? Pois saiba que ele também pode ser solução para sua família.

A proporção de famílias com dívidas ou contas em atraso passou de 17,5% em fevereiro para 17,9% em março, mas ainda está abaixo dos 20,8% registrados no mesmo mês do ano passado. O endividamento das famílias também aumentou em março e chegou a 59,6% ante os 57,8% de fevereiro, segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Aprender a organizar as finanças da família é importante para prevenir problemas financeiros na sua casa. A manutenção de uma poupança, a aposta na educação financeira das crianças, a busca de equilíbrio nos gastos e a contratação de um seguro podem ser armas importantes nessa luta.

familia

Educação financeira ajuda filhos a lidarem melhor com o dinheiro quando adultos. Foto: iStock, by Getty Images

Veja dicas para blindar as finanças da família

1. Planejamento

Já que a família toda interfere nas finanças de alguma forma, seja ganhando ou gastando dinheiro, é essencial que todos os membros participem do planejamento financeiro. Reúna todos e, juntos, coloquem na ponta do lápis tudo que entra e o que sai. Identifiquem o que pode ser economizado e cortado desses gastos. Também pensem em ações que podem aumentar o rendimento familiar.

2. Disciplina

Traçado esse planejamento familiar, é preciso que todos passem a colocar em prática o que foi acordado. Segundo especialistas, apenas 30% da renda total pode estar comprometido com dívidas. Portanto, discipline sua família para se manter na linha e gastar melhor. Essa educação financeira nada mais é do que uma cultura e talvez leve algum tempo para ser totalmente absolvida. Um passo de cada vez.

3. Filhos

Os primeiros ensinamentos de educação financeira devem começar desde cedo para os pequenos, que usufruem da renda doméstica. Quando eles estiverem na faixa dos três anos, comece explicando que há algumas coisas que compramos porque precisamos e outras porque queremos. Já aos seis ou sete anos, passe a dar uma mesada – o valor pode ser pequeno. Na adolescência, na época da mesada, terão a noção do valor do dinheiro e de poupar para atingir um objetivo.

4. Poupança

Tenha um fundo de emergência, uma espécie de carta na manga para eventualidades. Essa poupança servirá para o conserto de algum eletrodoméstico, caso de doença na família, desemprego, etc. O percentual que será poupado varia conforme a necessidade. Especialistas apontam para uma meta de 8% a 15% dos ganhos.

5. Financiamentos e parcelamentos

Fique atento aos juros cobrados em financiamentos e parcelamentos. Muitas vezes, a compra em menos parcelas pode ser feita sem juros, o que, no fim do parcelamento, resultará em uma boa economia. E nas compras à vista, não deixe de pedir um desconto.

6. Cartão de crédito

Outro instrumento usado nas finanças domésticas é o cartão de crédito. Ele pode ser usado para obter diversas vantagens, como parcelamento sem juros, descontos no cinema e milhas aéreas, e também para colaborar no controle financeiro. Mas para isso você deve monitorar seus gastos e não pagar apenas o mínimo, pois os juros acarretarão um valor maior no mês seguinte.

7. Investimento

Investir parte da renda mensal familiar também é uma estratégia para manter a vida financeira saudável. Com inflação alta, deixar o dinheiro parado pode custar caro. Se você não tem experiência em investimentos, opte por uma alternativa de renda fixa, como o Tesouro Direto.

8. Seguros

Os membros da família que possuem renda e são responsáveis pelo sustento da família devem se preocupar com o futuro. A contratação de um seguro de vida ou de acidentes pessoais pode garantir a segurança dos familiares em caso de uma fatalidade.

Segurança para a família

Em parceria com a ACE seguradora, a Vivo oferece seguros de vida com diversos benefícios, como minutos grátis para falar de Vivo para Vivo nos finais de semana, além de sorteios mensais pela loteria federal. Tudo isso com a comodidade de pagar o seguro através da fatura do celular.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre as finanças da família? Compartilhe!

O controle financeiro pessoal e o futebol
É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
vale a pena economizar
como aprender com erros de finanças
quanto custa um seguro de vida
inteligência financeira para vencer na vida