Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fim da bagunça: veja como organizar sua casa sem gastar muito

A- A+

Você nunca acha a roupa que está procurando? E aqueles potes de guardar comida, onde foram parar? Se não sabe como organizar sua casa de forma prática, precisa de boas dicas com urgência.

Mas não se preocupe em sair comprando diversos itens ou móveis para guardar os objetos. Você pode realizar essa tarefa sem gastar muito.

Ela sabe como organizar sua casa

Segredo é colocar cada item em seu respectivo lugar e separar as roupas por cores. Foto: iStock, Getty Images

Como organizar sua casa em 6 etapas

Quer aprender como organizar sua casa com economia? Confira as seis dicas e elimine todo o tipo de bagunça à sua volta.

1. Use o que você tem

Conforme as especialistas em organização doméstica, as personal organizers, a necessidade de comprar milhares de caixinhas, gaveteiros e outros organizadores é um mito. Você pode utilizar alguns acessórios que já tem em casa, mas que, provavelmente, estão destinados a outros usos ou mesmo parados.

2. Arrume para ter praticidade, não beleza

Um dos maiores erros cometidos na hora de organizar sua casa é colocar a parte estética em primeiro lugar. As roupas ou outros objetos que você precisa com frequência devem estar em locais de fácil acesso. É comum guardarmos algo tão bem guardado – geralmente com outras coisas em cima – que acabamos por não utilizar muitos itens, ou esquecer onde elas estão, devido à inacessibilidade.

3. Visualize tudo o que precisa

Nesse sentido, a parte visual é importante. Você precisa abrir um armário e enxergar tudo o que tem lá dentro. Só assim saberá onde estão suas coisas e terá fácil acesso para pegá-las.

4. Organize as roupas por cor

O guarda-roupa é uma das partes mais difíceis de organizar, até porque concentra a maioria dos itens não essenciais de uma casa. Para facilitar a tarefa de encontrar a peça que está procurando, é melhor separá-las por cor. Assim, você não precisa mexer em todos os itens que estão arrumados (e estragar tudo) no dia em que quer achar algo com urgência.

5. Não usa? Desapegue

Retirar o excesso de objetos facilita muito a organização e a limpeza, independentemente do tamanho da casa. No guarda-roupa, uma dica de ouro é eliminar roupas e sapatos que não foram utilizados no útlimo ano. Se você não usou agora, é provável que nem usará. E o pior é que essas roupas estão ali, ocupando seu precioso espaço e servindo como criadouro de ácaros. Sim, você não vê, mas eles estão ali, contribuindo para sua rinite. O processo de desapego também é válido para a cozinha.

6. Guarde as miudezas

É comum perder objetos pequenos – como brincos, clips ou acessórios de cabelo – mesmo em uma casa organizada. Para evitar isso, a dica é utilizar recipientes onde eles possa ficar separados. As embalagens de ovo ou mesmo formas de gelo podem servir como porta-joias, pois são ideais para guardar brincos de forma organizada. Já embalagens transparentes de balas podem guardar clips. Se preferir, pode colocar temperos também.

Você vai se interessar por:

Assistência para sua casa

Para se proteger de qualquer emergência em sua casa, é importante contar com o serviço Vivo Assistência Casa e Auto. Com ele, você conta com serviços de eletricista e encanador para sua casa, socorro mecânico para seu automóvel e chaveiro para os dois, sempre que precisar, por apenas R$ 5,90 por mês.

> Vivo Assistência Casa e Auto: Garanta socorro em emergências na sua casa

Viu como organizar sua casa não precisa ser difícil? Compartilhe as dicas!

como calcular a reforma de um apartamento
quanto custa um seguro de casa
como escolher uma seguradora de veiculos
preço de imoveis começa a cair
economizar no seguro da casa
economizar no seguro do carro