Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fies pode ser acessado com nome sujo? Veja regras

A- A+

A cada ano, o Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies, vem mudando suas regras para ficar mais democrático, atingindo um número maior de estudantes carentes. Com as mudanças anunciadas para 2015, é possível até mesmo conciliar o crédito do Fies com outro financiamento estudantil, como o Prouni.

Uma mudança de 2012, entretanto, é uma das mais comemoradas até hoje. A queda da idoneidade cadastral para acesso ao Fies é uma forma de, realmente, ofertar o benefício a quem mais precisa.

Pessoas com nome sujo podem concorrer aos Fies

Pessoas com restrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou com o nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, podem se inscrever e concorrer em igualdade a uma bolsa para auxílio aos estudos, desde que preencham os requisitos criados pelo MEC.

fies

Atingir cada vez mais alunos carentes é meta do programa. Foto: iStock, by Getty Images

Requisitos para cadastro no Fies

Um dos primeiros requisitos para o cadastro no Fies é ser aluno de instituição particular. Já no que se refere à universidade, é preciso atingir avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

De acordo com o Sindicato das Instituições Particulares (Semesp), antes da mudança no Fies, cerca de 75 mil alunos perderam suas bolsas em função da falta de idoneidade cadastral. A regra era tão restritiva que alunos pretendentes à bolsa não podiam fazer nem sua inscrição sem aprovação do cadastro.

Como consultar seu cadastro

A consulta aos órgãos de proteção ao crédito pode ser feita de forma gratuita se for realizada pessoalmente, nos órgãos competentes. No site do Serasa Consumidor, por exemplo, já é possível consultar o CPF online, porém é necessário pagar entre R$ 19,90 e R$ 120,00, dependendo do pacote de serviços que se quer comprar.

O Serasa Consumidor alerta que toda a pessoa que for vítima de roubo, perda ou extravio de documentos tem o dobre de chances de ser vítima de fraude. Portanto, o cuidado deve ser redobrado. Entre os golpes mais comuns com documentos roubados, está a solicitação de empréstimos em dinheiro.

Tenha informações regularmente

Se você já passou por esta situação de roubo ou furto e precisa se prevenir para evitar fraudes em seu nome, há opções de serviços de alerta, para evitar evitar ou minimizar problemas graves. Um deles é o Vivo Alerta CPF.

Após contratar o serviço, o cliente recebe um aviso sempre que houver alguma alteração de status do seu CPF nas bases de dados do Serasa Experian. O alerta também será emitido quando uma empresa consultar seu nome ou ainda quando estiver prestes a negativá-lo junto ao Serasa.

Para contratar o Vivo Alerta CPF, basta mandar um SMS com a palavra “alerta” para 7728. O pacote também inclui o envio de dicas sobre como se prevenir contra fraudes de identidade. Você terá também acesso a uma área exclusiva, onde pode verificar um relatório completo com a situação do seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças