Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Confira passo a passo para acessar o Fies, financiamento estudantil

A- A+

Se você é estudante, certamente já ouviu falar no Fies, financiamento estudantil. Trata-se do Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação (MEC), concedido a estudantes de cursos superiores presenciais, de instituições particulares.

Inscrições para o Fies financiamento estudantil

Neste semestre, as inscrições para o Fies financiamento já estão encerradas, mas vale a pena conferir o passo a passo para acessar assim que abrir um novo período de inscrições. Afinal, preparação é mais que importante para conseguir o benefício.

Conforme o MEC, na etapa realizada este ano, forma registrados 252.442 novos contratos do Fies, financiamento estudantil para os quais foram destinados R$ 2,5 bilhões.

fies-financiamento

Veja como se inscrever no Fies financiamento estudantil

1 – Acesse o sistema informatizado

Antes de mais nada, é preciso acessar o portal do Sistema Informatizado Fies (SisFies) No primeiro acesso, é preciso informar dados como CPF, data de nascimento e endereço de e-mail. Essas informações serão utilizadas para a validação do cadastro. Assim que receber um e-mail confirmando o cadastro, o estudante está apto a fazer a inscrição.

2 – Inscreva-se e valide as informações

Após receber a confirmação, você pode entrar entrar no portal do SisFies e fazer sua inscrição para o Fies financiamento estudantil. Assim que realizar essa etapa, você tem dez dias consecutivos para ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da sua instituição de ensino para validar as informações que você concedeu.

3 – Após aprovação, contrate o financiamento

Se aprovado, o estudante deve comparecer a um agente financeiro do Fies financiamento estudantil, no prazo de dez dias – que começa a contar no terceiro dia útil após a validação dos dados – para formalizar a contratação.

4 – Procure um fiador

Como qualquer tipo de crédito, o Fies financiamento estudantil pode exigir que o estudante tenha o aval de um fiador, que não pode ser cônjuge ou companheiro do estudante, não poderá ser beneficiário do Programa de Crédito Educativo, nem cidadão estrangeiro, nem estudante vinculado ao Fies.

Há exceções, como estudantes bolsistas do ProUni, por exemplo, que não precisam apresentar fiador. Alunos matriculados em cursos de licenciatura ou aqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio também estão dispensados dessa exigência.

Licenciatura pode ser paga em serviços

Uma notícia interessante para os alunos dos cursos de licenciatura, pedagogia ou normal superior, em exercício efetivo na rede pública, bem como graduados em medicina (integrantes da equipe de saúde da família devidamente cadastrada) podem pagar seu financiamento com serviços prestados à rede pública.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Aulas particulares de matemática
Aulas particulares de inglês
Aulas particulares de português
Profissionais oriundos da faculdade de Engenharia de Produção