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por Vivo Seu Dinheiro

Fez um depósito bancário errado? Saiba como agir nesses casos

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Na correria do dia a dia, qualquer pessoa pode se enganar e cometer um erro na hora de realizar uma transação em um banco, como no valor de um pagamento, por exemplo. É ruim, claro, mas acontece. Outro exemplo se dá em relação a um depósito bancário ou transferência entre contas.

Os equívocos podem acontecer tanto em operações no internet banking, aplicativos, na “boca do caixa” ou nos caixas eletrônicos. Um pequeno descuido aqui e um número trocado ali são suficientes para que um depósito bancário caia nas mãos erradas, causando um prejuízo ao bolso. Você sabe como proceder em uma situação como essa?

Depósito bancário em caixa eletrônico

Erro no depósito deve ser imediatamente comunicado ao banco. Foto: Tânia Rêgo/ABr

Depósito bancário na conta errada

Quando a transação é feita para uma conta errada e o dinheiro é gasto indevidamente, pode haver transtornos e prejuízos ao correntista que cometer o engano.

Como o erro não é do banco, mas da pessoa que realizou a transação, ela deve avisar à instituição sobre o equívoco o mais rápido possível pra que ela tome as medidas cabíveis.

Procure o gerente ou o atendente da agência e solicite o estorno do depósito/transferência. A devolução do dinheiro, no entanto, nem sempre é possível, já que o correntista que recebeu o depósito pode tê-lo gastado.

Se isso acontecer, quem cometeu o erro pode fazer um Boletim de Ocorrência (BO) para registrar a situação, que pode se arrastar e só ser resolvida judicialmente.

Para evitar qualquer um desses erros e transtornos, a dica é sempre conferir duas ou mais vezes os dados (agência, conta corrente e valores) antes de realizar qualquer depósito bancário ou transferência.

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Outros problemas no depósito bancário

O risco não está apenas relacionado a mandar dinheiro para uma conta errada. Existem outros problemas comuns em se tratando de depósitos bancários. Não ter a transferência realizada e o dinheiro voltar à sua conta, deixar de realizar um pagamento por erro no depósito ou receber um valor que você desconhece a origem são alguns deles.

Depósito bancário não realizado

Algumas dessas situações são fáceis de se resolver. No caso de uma transferência não cair na conta certa e voltar para a original, é preciso conferir qual foi o problema (número errado de conta ou agência, por exemplo) e realizar uma nova transação.

Pagamento não confirmado

No caso de um depósito bancário para a realização de um pagamento, a situação é um pouco mais complicada e pode levar um pouco mais de tempo para ser resolvida.

O correntista deve ligar para o atendimento ao consumidor do banco para saber como proceder para refazer o pagamento, mas, a depender da dívida, ele vai arcar com prejuízo de multas e juros referentes ao atraso da conta.

Valor não reconhecido

Se o correntista tiver recebido algum valor que não sabe a procedência, o melhor é não contar com esse dinheiro e entrar em contato com a central de atendimento ao cliente do banco para reportar a situação.

O mais provável é que alguém tenha errado na hora de realizar um depósito ou transferência e o valor tenha caído na conta por engano. Para evitar problemas, o melhor é não usar o dinheiro, já que ele será rastreado pelo banco e pode ser resgatado da sua conta.

 

Você já teve problemas com algum depósito bancário? Comente!

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