Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Festa junina 2016: 6 dicas para comemorar sem gastar muito

A- A+

O segundo semestre do ano já iniciou e, com ele, chegam às lojas as ornamentações para a festa junina 2016. Os chapéus de palha e vestidos de caipira já podem ser notados no comércio. Mas nem sempre o preço desses artigos agrada ao bolso do consumidor.

Não é por isso que você vai deixar de comemorar uma das festas mais bacanas do inverno, não é mesmo? O segredo para festejar sem dores de cabeça é procurar as formas mais econômicas de adquirir os produtos típicos dessa celebração.

Docinhos na festa junina 2016

Comidas típicas da festa junina podem ser feitas em casa, sem perder o sabor. Foto: iStock, Getty Images

Economize na festa junina 2016

Veja em seis dicas como curtir a festa junina 2016 sem desequilibrar o seu orçamento.

1. Pesquise preços

A festa junina conta com um cardápio muito típico, mas ele tem suas variações pelo país. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o tradicional pinhão está com o valor muito elevado neste ano, podendo chegar a R$ 15 o quilo. Neste caso, o anfitrião deve avaliar se mantêm ou não o alimento na mesa.

Mas há outros ingredientes mais em conta – como o milho e o amendoim – que servem como base para fazer inúmeros pratos. Dependendo da quantidade necessária, pode ser mais viável fazer as compras em atacado.

2. Veja o que pode ser feito em casa

Em épocas de vacas magras, melhor deixar a preguiça de lado e preparar alguns quitutes em casa. Cozinhar para os familiares e amigos também é uma excelente forma de socializar. Há uma infinidade de bolos que caem bem no cardápio junino. Se estiver com pouco tempo, tem muitas opções de misturas no supermercado, com preço bem acessível.

Para os apaixonados por gastronomia, essa é uma oportunidade de colocar os dotes culinários em prática. Pés de moleque, paçocas, tortas salgadas, bolos de fubá e até mesmo bebidas quentes são fáceis de fazer. Para os que se arriscam mais, que tal tentar fazer pamonha?

3. Planeje a quantidade de pessoas

A única maneira de acertar na quantidade de comida é fazer uma lista de convidados. A contabilidade pode ser a mesma de uma festa normal, estimando a quantidade média de doces e salgados para homens, mulheres e crianças.

4. Divida o cardápio

Uma forma prática de economizar na festa junina é estabelecer uma dinâmica para o evento – do tipo cada um leva um prato ou somar todos os valores e dividir as despesas. Se optar pela divisão, é interessante indicar o prato que cada um deve fazer ou ao menos tentar equilibrar a quantidade de doces e salgados.

5. Faça você a decoração

Em linhas gerais, pode-se dizer que a festa junina é uma das comemorações mais baratas. Um dos maiores exemplos é a decoração, que pode ser feita inteiramente por você. Invista nas bandeirinhas suspensas e nas correntes de papel. Alguns retalhos podem fazer as vezes de “remendos”, dando um toque final. Se tiver palha, pode utilizá-la para ornamentar o ambiente.

6. Customize as roupas das crianças

Quando o público da festa é adulto, fica mais fácil. Mas quando a comemoração é mais infantil, sempre requer os trajes típicos. Neste caso, porém, o que vale é a criatividade. Um casaco ou vestido xadrez, combinado com alguns acessórios, já caracteriza a fantasia.

Você vai se interessar por:

Economize sempre

Se você gosta de poupar cada centavo que ganha, pode realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade. Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você também tem uma boa dica de economia na festa junina 2016? Comente!

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria
como montar uma drograria