Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Festa de formatura deve ser planejada com grande antecedência

A- A+

A festa de formatura é um dos momentos mais aguardados do período de faculdade. Depois de anos de provas, estudos e novos conhecimentos adquiridos, esse é o momento de celebrar com todas aquelas pessoas que foram fundamentais nesse processo. Mas, para que a noite seja como você sempre imaginou, é fundamental planejar os detalhes com antecedência.

Comissão da festa de formatura

Em geral, as formaturas acontecem em dois momentos diferentes: a solenidade e a festa. Enquanto a parte formal costuma ser pensada por toda a turma, ainda anos antes da data, a recepção para seus familiares e amigos vai depender das suas escolhas pessoais. Nem por isso, ela deve ser deixada para depois.

Quando os dois eventos são realizados no mesmo dia, é preciso ter cuidado no momento de marcar os horários, pois a colação de grau pode atrasar e todo o planejamento pode ficar comprometido. Por isso, o ideal é ter um intervalo de pelo menos uma hora entre o término de um e o início do outro.

festa de formatura

Na hora de pensar na festa de formatura, leve em conta o seu estilo. Foto: iStock, Getty Images

Planejamento da festa de formatura

Se você vai organizar sua festa de formatura, o ideal é pensar nos detalhes com antecedência. Para Sidone Piassum, da Nitro Produtora, os preparativos devem começar ainda um ano antes da festa. Essa é a melhor forma de achar possibilidades para negociar valores mais atrativos – e no espaço que você deseja.
Além disso, o pagamento pode ocorrer em parcelas mais suaves, o que ajuda a não acumular dívidas e ter menos preocupações com as finanças. O primeiro passo é fazer uma lista inicial com o número estimado de convidados que farão parte da festa.
“O importante é chamar as pessoas queridas, que tenham o prazer de estar lá. Lembre-se de ter em mente que o número de convidados irá definir o orçamento gasto com o salão e o buffet, por isso não exagere”, lembra Sidone. Uma possibilidade a se considerar é dividir a festa com um ou mais amigos de faculdade. Além de diminuir os custos, você aproveita para dividir esse momento com pessoas que também são importantes para você.
Com essa estimativa em mãos, é hora de buscar o lugar em que a festa vai acontecer. Avalie não só o espaço, mas também a estrutura oferecida, os gastos que seriam necessários com decoração, se as cadeiras e mesas estão inclusas no valor a ser pago e também o horário da locação. Em alguns casos, os salões exigem taxas extras para quem fica além do tempo estipulado.
O buffet é outro item que exige atenção. Além do prato principal, é preciso pensar na entrada, sobremesa e doces. Em alguns casos, há ainda a opção de servir petiscos durante a madrugada. Para definir as suas escolhas, o importante é estar atento ao quanto você deseja gastar. Não esqueça de pedir para que os convidados confirmem presença, pois o valor pago não será devolvido caso alguém falte.
Mas os detalhes não param por aí. Sidone lembra que é preciso orçar ainda decoração, sonorização, roupa, bebidas, convites e lembrancinhas. Para diminuir custos, busque soluções criativas e adapte as opções de acordo com as suas características. Afinal, nada adianta pensar em toda a festa se ela não tiver nada a ver com o seu estilo.
> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Você também pretende fazer uma festa de formatura? Comente!

O controle financeiro pessoal e o futebol
parcelar festa de casamento
casar ou comprar um apartamento
Ela aposta na longevidade saudável
Conversando sobre direitos do consumidor do plano de saúde
Pacientes com mais de 60 anos têm direito a acompanhante em caso de internação. Foto: iStock, Getty Images