Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Ferragosto: conheça a festa em meio ao quente verão italiano

A- A+

O dia 15 de agosto é o ápice do verão italiano. Geralmente escolhido como ponto de partida para as férias de verão, esse feriado é conhecido como Ferragosto, a data em que os italianos esbanjam do clima quente e se entregam às atividades típicas do verão. Por ser uma data tradicional, os europeus da Itália e dos países próximos realizam uma série de atividades e festejos.

O que é o Ferragosto

As explicações históricas sobre a origem do feriado são várias. Desde decisões de reis até motivações religiosas, são vários os fatores que influenciam na escolha do dia 15 de agosto como feriado e data comemorativa na Itália. Mas, quaisquer que sejam as origens, não alteram a verdadeira paralisação que acontece no país nesse período.

O dia do Ferragosto é também o dia da Assunção de Maria. Na crença católica, é a marca do momento em que o corpo da virgem Maria subiu aos céus, ao fim de sua vida terrena. A predominância católica na Europa faz com que essas datas religiosas sejam transformadas em feriados. A Assunção é comemorada na Alemanha, na Bélgica, na França, na Grécia e em vários outros países.

seudinheiro-ferragosto

O dia do Ferragosto é também o dia da Assunção de Maria. Foto: iStock, Getty Images

Já a teoria pagã diz que o Ferragosto é proveniente da expressão Ferie Augusti, ou Feriado de Agosto. Ela seria proveniente de uma festa realizada pelo imperador Otávio Augusto, no ano 18 a.C. A festa foi instituída para comemorar o final da produção agrícola e, conforme o decreto do imperador, deveria ser realizada anualmente.

Se o decreto foi verdadeiro, cumpriu-se a ordem do imperador. Até hoje, o Ferragosto é o momento em que os italianos verdadeiramente aproveitam seus momentos de repouso. Nessa data, a única obrigação é descansar e aproveitar o calor que faz nas terras europeias durante o mês de agosto. O feriado é a representação das típicas férias, em um único dia.

O que fazer no Ferragosto

Se o feriado é uma data reservada somente para exaltar a tranquilidade e o repouso das férias, os italianos levam as recomendações à risca. Diferentemente de datas comemoradas em outros países, como o 4 de julho nos EUA, que conta com uma série de festas diferentes, o Ferragosto é uma data em que cada um escolhe a sua programação, sem obrigações sociais.

É uma data perfeita para que os turistas possam conhecer como o povo italiano se porta. A Europa recebe mais de 3 milhões de turistas brasileiros por ano, segundo a Organização Mundial do Turismo. Como a Itália não cobra a apresentação de visto para entrada no país, é um dos destinos mais procurados pelos viajantes brasileiros.

O calor do verão europeu é a maior marca dessa data. É por isso que os clubes e praias ficam lotados durante esse dia. Outra opção procurada são os parques, principalmente no final da tarde, para fazer piqueniques e aproveitar o clima mais refrescante do anoitecer. Passeios nas praças ou até mesmo pequenas reuniões familiares em casa são realizados nesse dia.

Você vai se interessar por:
Como calcular gastos com alimentação na Europa
Viajante de mochila: confira dicas para baratear os gastos na Europa
Saiba como conquistar uma bolsa de estudos na Europa

A única indicação restritiva é justamente o cuidado com o sol e as altas temperaturas. É fundamental manter-se hidratado ao longo do dia e cuidar da pele. Protetor solar não pode faltar. Além disso, é preciso estar bem alimentado para que o corpo não sofra nenhum tipo de perda de nutrientes. Mas com a gastronomia italiana, ficar sem se alimentar é quase impossível.

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

viajar para a Turquia
viagens econômicas pela Europa
como economizar na limpeza
parcelar festa de casamento
casar ou comprar um apartamento
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede