Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Férias na baixa temporada: para onde viajar em maio

A- A+

Sair de férias na baixa temporada não significa abrir mão de viajar. Neste artigo, vamos elencar quatro opções de destinos para quem deseja definir para onde viajar em maio, com alternativas de todos os gostos – do frio gaúcho ao calor nordestino.

Planejamento ajuda a economizar

Antes de viajar, é fundamental gastar algum tempo planejando o passeio. Nessa hora, você precisa comparar preços de passagens, identificar os hotéis e pousadas com o melhor custo-benefício e elaborar um roteiro que otimize o tempo para aproveitar ao máximo sua estadia.

Isso porque colocar uma mochila nas costas e viajar sem destinos pré-determinados pode sair caro. Se você não pesquisar com antecedência, correrá o risco de se submeter a opções que não compensam, pela simples falta de alternativas. E esse alerta vale para qualquer gasto, da hospedagem à alimentação.

Agora, se você não tem tempo, paciência ou habilidade para criar o próprio roteiro, a dica é recorrer aos pacotes oferecidos pelas agências de viagens. Nesse caso, elas se responsabilizam por todos os detalhes – cobrando uma porcentagem pela comodidade.

Para onde viajar em maio

Listamos, a seguir, quatro opções de destino para quem deseja viajar em maio. Confira:

1. Litoral nordestino

A temperatura da água está um pouco mais gelada do que no verão, mas há garantia de sol e calor o ano todo. De acordo com o Ministério do Turismo, Fortaleza (CE), Porto Seguro (BA), Maceió (AL), Natal (RN) e Porto de Galinhas (PE) são os destinos mais procurados de região. Os descontos para pacotes nessa época podem chegar a 50%.

2. Lençóis Maranhenses

Quando as chuvas cessam, as lagoas entre as dunas ficam cheias, garantindo um visual arrebatador. Trata-se do maior campo de dunas do Brasil, e é uma opção perfeita para quem deseja contato com a natureza e se interessa por turismo de aventura.

Para onde viajar em maio

Lençóis maranhenses garantem fotos para mostrar para toda a família. Foto: IStock, Getty Images

 

3. Serra gaúcha

Depois de maio, o frio chega de vez à serra gaúcha, e as cidades começam a praticar o preço de alta temporada. Em 2013 e 2014, Gramado teve temperaturas mínimas abaixo de 10ºC no mês de maio. Então, se o seu interesse é conhecer o frio gaúcho e o charme das cidades que se decoram para receber o inverno, maio é uma alternativa econômica.

4. Cidades históricas de Minas Gerais

Depois do verão, as chuvas diminuem em Minas Gerais, oferecendo uma boa oportunidade para quem deseja fazer uma viagem histórica pelas cidades de Tiradentes, São João del-Rei, Ouro Preto e Mariana. Há registros arquitetônicos do barroco, monumentos de artistas como Aleijadinho e uma boa dose de história do Brasil à disposição dos turistas.

Por que viajar na baixa temporada

Existem duas vantagens principais para viajar na baixa temporada. A primeira é econômica: os estabelecimentos de cidades turísticas costumam trabalhar com duas tabelas de preços, por isso é possível garantir que você vai poupar uma boa quantia ao viajar fora das épocas mais movimentadas, como os feriados, o período de férias escolares e o verão.

E o segundo diferencial fica por conta da ausência de concorrência pelas atrações. Na baixa temporada, é menos provável que você fique preso no trânsito, dispute lugares de estacionamento e pegue filas. Fica mais fácil de se deslocar e você aproveita melhor o tempo.

Você vai se interessar por:

Veja 10 dicas para aproveitar o Dia do Turista viajando
Saiba se é hora de comprar euro antes da viagem
Confira 5 capitais para conhecer gastando pouco

Passagens aéreas no Vivo Compras

Já decidiu agora para onde viajar em maio? Então é hora de pesquisar preços e programar suas férias. E para isso o Vivo Compras pode ser um excelente aliado: o portal ajuda a encontrar as passagens aéreas mais baratas, os pacotes turísticos de melhor custo-benefício e as opções de hospedagem que cabem no seu bolso. Além de tudo para a sua viagem, o site traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens e hospedagem

E aí, gostou das ideias para onde viajar em maio? Então ajude a divulgar o artigo compartilhando o link com seus seguidores nas redes sociais. Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias.

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
queda do dólar