Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Férias dos sonhos precisam de planejamento adequado

A- A+

A rotina atribulada e o trabalho intenso merecem um prêmio à altura. Com o período de férias chegando, a vontade de fazer as malas e pegar a estrada só aumenta e um bom planejamento financeiro e de roteiro tornam o caminho mais fácil para transformar o momento de descanso nas desejadas férias dos sonhos. E sejam 10, 15, 20 ou 30 dias, colocar em prática um sonho de viagem é uma das melhores maneiras de recompensar o esforço de um ano inteiro.

O “turista profissional” e editor do guia e site Viaje na Viagem, Ricardo Freire, indica que a montagem do roteiro, com plano básico para o dia a dia da viagem, é a melhor maneira para, além de economizar, aproveitar ao máximo o período. Mas esse plano básico não significa engessar a viagem ao que foi pré-estabelecido: uma vez no local escolhido, novos roteiros sempre surgem com possibilidades que podem tornar os dias de descanso ainda melhores.

Sem surpresas nas férias dos sonhos

Definido o destino, reservar uma quantia mensal específica para a realização da viagem e transferi-la a um investimento com essa finalidade é uma das maneiras mais recomendadas para não ver as economias desaparecerem da vista.

Com o local escolhido com um período de antecedência é possível, por exemplo, pagar menos pelas passagens aéreas, hospedagens e passeios no destino escolhido, já que muitos podem ser comprados pela internet. Se a intenção é dar uma folga na correria do dia a dia, é recomendado também fugir dos períodos de alta temporada, que além da menor movimentação nos principais destinos turísticos, garante preços mais em conta.

Destinos nacionais

E se a alta recente na cotação do dólar levou alguns preços às alturas e fez você adiar os planos de uma viagem internacional, fique tranquilo: o Brasil conta com roteiros atrativos para muitos gostos e bolsos.

Essa é a tendência captada por uma pesquisa do Ministério do Turismo, realizada em fevereiro. De acordo com a Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, 73,2% dos entrevistados que querem viajar nos próximos meses escolherão destinos nacionais.

Férias dos sonhos

Rio de Janeiro é um dos principais destinos no turismo nacional. Foto: Shutterstock

 

Viagem dos sonhos deve ser segura

Para que nada mesmo atrapalhe as tão sonhadas férias, outro ponto que tem entrado no planejamento de viagem, seja no exterior ou para um destino doméstico, é o seguro ou assistência de viagem. Segundo pesquisa de outubro de 2014 da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), 52% da população brasileira já tem conhecimento sobre esse tipo de seguro, número que está aumentando nos últimos anos.

Essa modalidade oferece auxílio caso aconteça algum imprevisto durante o passeio. Por exemplo, se a sua bagagem desaparecer em um voo, a assistência é acionada e se por ventura não for encontrada, o passageiro é indenizado pela perda. O seguro normalmente também garante assistência em função de pequenos acidentes ao longo da viagem.

Gostou das dicas para fazer a viagem dos seus sonhos? Compartilhe!

queda do dólar
meu marido morreu tenho direito a pensão
quanto custa um seguro de casa
trabalho temporario nos EUA para brasileiros em 2016
o que são benefícios assistenciais
viagens econômicas pelo Brasil