Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Férias de julho: confira cinco destinos nacionais para economizar na viagem

A- A+

Mesmo com promoções de passagens aéreas, viajar para fora do país nas férias de julho pode não ser tão vantajoso assim. É que, com o câmbio em alta, o valor poupado na passagem pode ser perdido com os gastos no país de destino.

Uma passagem de 400 dólares para a Europa, por exemplo, preço convidativo à primeira vista, significa quase três vezes esse valor em reais, dinheiro suficiente para você comprar um pacote completo, com transporte e hospedagem, em um destino turístico no Brasil, mesmo na alta temporada.

O alerta é do presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav) no Rio Grande do Sul, Danilo Martins. Segundo ele, não existe destino em que as férias de julho sejam consideradas baixa temporada. Isso porque o calendário turístico é muito pautado pelas férias escolares.

“Julho, assim como janeiro e fevereiro, são períodos de alta temporada para qualquer viagem, mesmo na Europa ou outros países do hemisfério norte, até porque as férias longas nesses países são no meio do ano”, explica.

A dica de Martins para quem pretende economizar é antecipar a compra da passagem aérea, já que o voo costuma ser a parte mais cara da viagem. Comprando nos meses anteriores ao período de férias, você consegue preços mais baixos e até promoções. O parcelamento também é uma opção. Outra saída para economizar é ficar atento a sites de compras coletivas que oferecem cupom de desconto em hotéis e passeios turísticos. A

“Contar com a ajuda de um agente de viagens é sempre bom, pois você pode fixar um orçamento e o agente indica pacotes que caibam nesse valor”, conclui Martins.

Cinco lugares para visitar nas férias de julho

ferias-bonito

Gruta Azul, em Bonito, é atração o ano todo. Foto: iStock, by Getty Images

Bonito (MS) – Considerado o melhor destino para mergulho fluvial do Brasil, em Bonito você pode nadar ao lado de peixes coloridos, além de passear de bote e fazer rapel em paredões de cavernas submersas. O bom de visitar a cidade nas férias de julho é que esta época é de seca no Mato Grosso do Sul, melhor para as flutuações. E ainda dá para acompanhar a programação do Festival de Inverno.

Vista das quedas de água em Foz do Iguaçu. Foto: iStock, by Getty Images

Cataratas do Iguaçu tem mênor vazão nessa época, deixando à mostra a beleza dos paredões. Foto: iStock, by Getty Images

Foz do Iguaçu (PR) – Conhecer as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza, é uma boa opção durante as férias de julho. Isso porque, no inverno, a chance de chuva é menor. Com isso, a vazão da água nas cataratas diminui, deixando mais à mostra a beleza dos paredões e a exuberância da vegetação que costeia as quedas d’água.

ferias-fortaleza

Água do mar fica quente o ano inteiro em Fortaleza. Foto: iStock, by Getty Images

Fortaleza (CE) – Se você quer pegar uma praia nas férias de julho, Fortaleza é uma opção adequada. Lá, como em todo o nordeste brasileiro, o clima tem apenas duas estações bem definidas no ano: a de chuva e a estação seca. Em julho, você já pega a transição para a estação seca, com mais dias de tempo firme. Temperatura não é problema: as mínimas e máximas são constantes o ano todo, entre 22ºC e 30ºC. A água do mar fica quente o ano inteiro também: de 26ºC a 28ºC.

ferias-gramado

Com sorte, turistas podem presenciar até mesmo neve em Gramado. Foto: iStock, by Getty Images

Gramado e Canela (RS) – Quem quer mesmo é passar um friozinho e sentir-se no inverno europeu, não tem como escapar da serra gaúcha nas férias de julho. Gramado e Canela são os destinos de frio mais procurados do Brasil. Com temperaturas perto de 0ºC em julho, se você tiver um pouco de sorte, pode ver até nevar. As cidades têm variadas opções de parques temáticos e gastronomia. No frio, saborear um fondue é obrigatório.

Atrações em Salvador são boa opção o ano todo. Foto: iStock, by Getty Images

Atrações em Salvador são boa opção o ano todo. Foto: iStock, by Getty Images

Salvador (BA) – Um bom destino para quem pretende fugir do frio nas férias de julho é Salvador. Com clima tropical, a cidade tem altas temperaturas e pouca chuva durante o ano inteiro. Além de belas praias, a capital baiana conta com atrativos culturais, como o centro histórico, onde fica o famoso Pelourinho, e sempre tem um carnaval fora de época para garantir a folia.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para passagens

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple