Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fazer guirlanda de Natal em casa é fácil. Confira ideias

A- A+

Decorar a casa para o período natalino é uma das formas de entrar no clima da comemoração. E tudo fica melhor se você mesmo preparar os artigos, como arranjos de mesa ou uma guirlanda de Natal. Além de ajudar a economizar, também demonstra um cuidado em preparar o espaço do seu jeito, com o seu gosto.

Mas não pense que essa tarefa artesanal exige uma alta habilidade. Com um pouquinho de cuidado e dedicação, o resultado aparece – e é recompensador.

Guirlanda de Natal

Com criatividade e bom gosto, você cria composições natalinas cheias de estilo. Fotos: Shutterstock

4 modelos de guirlanda de Natal

Tradicional, de mesa ou ecológica, a guirlanda de Natal é um elemento importante na decoração típica da data. De formato arredondado, ela é montada com artigos que remetem a essa época e pode ajudar a receber os convidados na sua casa ou compor uma criação completa, como na mesa da ceia, acompanhada de velas e arranjos.

De mesa

Fugir do tradicional e criar uma guirlanda de Natal que ocupe o lugar de centro de mesa é uma dica da blogueira Denise Meneghello, especialista em decoração. A ideia é escolher um prato redondo, como um sousplat, e acomodá-lo sobre algum tipo de apoio, como copos pequenos para velas.

Dentro do prato, faça uma base farta de plantas verdes, como aspargos ou cedros, deixando que as pontas caiam para fora da borda. Sobre a camada, espalhe rosas vermelhas, seguindo o contorno do prato. Entre eles, acomode mini-rosas, também vermelhas. No centro de tudo, uma grande vela branca, redonda, dá luminosidade à composição.

No espaço entre as flores e a vela, onde ficam os caules, espalhe bolas natalinas douradas ou prateadas. No vão que ficou entre o prato e a mesa, encaixe ramos de mosquitinho branco, flores delicadas do campo, que dão o toque final da guirlanda. Acenda a vela e está pronta a sua criação.

Guirlanda de Natal

Cipó

A guirlanda com estrutura de cipó é uma das mais tradicionais. Pendurada na porta, ela recebe as visitas e os convidados já no clima natalino.

A dica da blogueira e decoradora Michelle Mayrink é que, ao invés de comprar uma pronta, você faça a sua guirlanda de Natal com os itens decorativos que foram utilizados em outras composições no ano anterior, como pinheiro ou móbile.

Escolha flores natalinas para compor o enfeite. O bico de papagaio, ou poinsétia, é a flor típica da data.

Fixe com cola quente. No topo, um laço de fita dourada resgata a ideia dos presentes trocados nesse período. Em uma das laterais, complete com um anjo ou um Papai Noel, também fixados com cola quente. Pinhas e bolas podem fazer parte da criação, se você desejar.

Guirlanda de Natal

Fitas

A utilização de fitas de cetim é a dica da blogueira Claudia Caprecci. Escolha cores que combinem com o restante da sua decoração ou as típicas de Natal, como vermelho, dourado e verde.

Forre toda a guirlanda com as fitas, intercalando as cores. Depois de finalizado, cole peças natalinas, como flores e anjos, em tamanho reduzido.

Verde

A guirlanda verde também é uma ideia de Denise Meneghelo. A blogueira, especialista na utilização de plantas, sugere que você preencha uma forma de bolo ou pudim com terra preta. Então, plante pequenas, médias e grandes suculentas, aquelas plantas verdes com folhas grossas e macias. Entre elas, encaixe pompons e bolas vermelhas.

Guirlanda de Natal

Reaproveite materiais para a guirlanda de Natal

Reutilizar os elementos que já compuseram a sua decoração nos anos anteriores é uma dica não só para a criação de uma guirlanda de Natal, mas de todo o ambiente natalino. Além de economizar na compra de novos itens, você personaliza o seu espaço com peças que são só suas e que têm relação com aquilo que você quer transmitir na data.

Além disso, a blogueira Michelle Mayrink ainda indica que você utilize aquilo que já faz parte da sua decoração no dia a dia. Folhagens podem substituir a árvore, por exemplo. Bandejas e taças viram castiçais para velas. O que vale é a sua criatividade.

Guirlanda de Natal

Você vai se interessar por:

Receba dicas para economizar

Para aprender a controlar as contas do lar, é preciso ouvir quem sabe. Se você quer usar o seu dinheiro de um jeito mais inteligente, conheça o Vivo Finanças Pessoais. Com ele, você recebe mensagens e participa de jogos que lhe ajudam a controlar seus gastos, poupar e investir. E você ainda participa de sorteios diários.

> Vivo Finanças Pessoais: Receba dicas por SMS e concorra a R$ 2.500 todos os dias

Gostou das dicas para fazer guirlanda de Natal em casa? Compartilhe!

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
dividir aluguel com alguém
limite do cartão de crédito
exemplos de produtos supérfluos