Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fazer empréstimo pela internet é rápido e cômodo, mas exige cuidados

A- A+

Em horas de aperto financeiro, com dívidas atrasadas e contas que se acumulam, é compreensível que se busque opções de crédito. Com o avanço da tecnologia, tudo fica mais prático: empresas já oferecem a possibilidade de fazer empréstimo pela internet. Mas a facilidade não elimina a necessidade de precaução, sendo preciso conhecer bem as regras do produto antes de contratar.

Casal vai fazer empréstimo pela internet

Segurança do site e eficiência da instituição são parâmetros que ajudam na decisão. Foto: iStock, Getty Images

Fazer empréstimo pela internet: prós e contras

Com serviços de empréstimo 100% online, o acesso ao dinheiro fica ainda mais fácil. Apesar disso, o consumidor precisa ficar atento não só às vantagens, como também aos riscos da operação e aos cuidados que deve adotar.

Quando se fala em benefício, não há como deixar de citar que todo o processo é feito pela internet, sem precisar sair de casa, desde o envio da documentação necessária, passando pela análise de crédito, até a transferência do dinheiro para a conta do cliente.

Com a chegada de companhias internacionais especializadas em crédito facilitado via web, como a norte-americana Enova e a alemã Lendico, o usuário pode ficar atraído pelos baixos juros prometidos, na comparação com as tradicionais financeiras. A explicação é que essas empresas operam sem custos de instalação física, além de contar com investimentos internacionais.

Para atuar no Brasil, elas têm autorização do Banco Central e também mantêm vínculos com instituições financeiras locais, obtendo o credenciamento para oferecerem seus serviços – tudo de forma a dar maior segurança aos clientes.

Mesmo assim, é importante ler com calma as cláusulas contratuais para fazer empréstimo pela internet, prestando atenção se todos os seus direitos e deveres estão detalhados, em especial as informações relacionadas a custos e taxas.

Além de trazer facilidade para contratar crédito, a web também pode servir para você se informar o máximo possível antes da solitação. Caso já tenha feito alguma cotação e escolhido o site onde pretende pedir dinheiro, é válido consultar junto ao Banco Central se a empresa está habilitada a fornecer esse serviço.

Entrar em sites como o do Procon e Reclame Aqui, que reúnem queixas sobre serviços online, também pode ser uma boa maneira de descobrir se o serviço prestado é satisfatório ou não.

Cuidado com golpes

Toda essa facilidade oferecida pela internet também abre espaço para financeiras não autorizadas e golpistas que podem usar a forma não presencial para se aproveitar de clientes menos esclarecidos. É por isso que toda informação é válida para se proteger.

Segundo dados do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), um golpe bastante difundido é o que exige um depósito antecipado do cliente, alegando que ele é necessário para a liberação do montante total do empréstimo.

Tal exigência é especialmente comum em casos no qual o solicitante do crédito está negativado em órgãos como SPC e Serasa. Se uma financeira pedir um depósito antecipado para liberar seu empréstimo, desconfie, pois pode ser uma fraude.

Outras dicas de segurança

Mesmo se você acessar o site de um serviço já conhecido, é bom ficar atento aos indicativos de segurança em seu navegador, principalmente se o endereço usado vier de emails ou de motores de busca na web.

Cuidado para não cair em sites falsos, que imitam a aparência do verdadeiro, mas usam seus dados para outros fins. Para ver se você está em um ambiente online seguro, procure por um ícone em forma de cadeado na barra de endereços, ao lado do link da página.

Você vai se interessar por:

Seu nome protegido

Se você convive com dívidas, precisa conhecer o Vivo Alerta CPF. Entre as suas funções, está o envio de um SMS ao cliente toda vez que ocorrer uma alteração no status do seu nome nas bases de dados da Serasa Experian, toda vez que uma empresa consultar o nome do cliente nessa base de dados e ainda quando o seu nome estiver prestes a ser negativado.

Além disso, o cliente recebe exclusivas dicas antifraude e pode visualizar o relatório completo sobre o seu CPF.

> Vivo Alerta CPF: Receba alertas via SMS sempre que houver consultas a seu CPF

Gostou das dicas para fazer empréstimo pela internet? Compartilhe!

sair da casa dos pais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças