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por Vivo Seu Dinheiro

Fazer bolos caseiros para vender pode ser um bom negócio

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Quem está em busca de uma fonte alternativa de renda ou tenta uma solução financeira contra o desemprego, sempre tem nas vendas uma boa opção. Mas o produto escolhido para o negócio depende muito dos seus gostos e habilidades. Se você tem prazer em cozinhar, por exemplo, fazer bolos caseiros para vender pode ser uma excelente ideia.

Mulher faz bolos caseiros para vender

Ao empreender em alimentação, comece com poucos sabores e avalie o sucesso. Foto: iStock, Getty Images

Como fazer bolos caseiros para vender

O ideal é que você já tenha uma vocação para doces. Se todos elogiam os bolos caseiros que você faz – ou se eles não duram muito tempo após saírem do forno – é um bom indício de que está no caminho certo. Mas ainda assim, é importante buscar o aperfeiçoamento.

Por isso, aprender a trabalhar com novos sabores é importante para variar um pouco o cardápio. Se você não tem aquela “receitinha da vovó”, não se preocupe. Há inúmeros cursos disponíveis. Muitos deles, inclusive, são gratuitos e pela internet.

Aumente o cardápio gradativamente

É importante começar com segurança, sem gastar muito – sobretudo se essa for sua única fonte de renda.

Por isso, invista em pouca diversidade no início. Três ou quatro qualidades diferentes de bolo pode ser o suficiente para começar. Já na primeira semana, você pode ter ideia do que os clientes preferem – mas isso também pode mudar com o tempo.

Defina o estilo de produto

O tipo de produto ao qual você vai se dedicar influencia todo o seu ritmo de trabalho. Se for fazer bolos caseiros mais simples, daqueles que se come no café da tarde, precisará sair para vender ou fazer algum tipo de propaganda para que as pessoas venham até você.

Já se prefere fazer bolos decorados, para festas de aniversário, o investimento financeiro é maior e você precisará definir a forma de fazer a entrega.

A cobrança também pode mudar, em função de ter um valor mais elevado, e talvez você precise ampliar seus meios de pagamento – uma máquina de cartão de crédito, por exemplo, faz muita diferença.

Comece com pouco

A chance de erro – ou pior, de perder dinheiro – é menor se você começar de forma mais modesta. Assim, faça um investimento pequeno em material e alguns sabores de bolo, e ofereça. Isso funciona como um teste para medir a aceitação do produto.

Um período de uma semana ou 15 dias pode lhe trazer outros indicadores. Você vai perceber, por exemplo, se as pessoas compram todos os dias ou apenas poucas vezes na semana. Se preferem sempre o mesmo sabor ou costumam variar.

Essas informações são importantes para que você possa estruturar o negócio de forma que consiga fazer uma previsão de quantos quilos de farinha e de açúcar precisa comprar, por exemplo. Se tiver o desejo de crescer, faça isso de forma gradual, sempre planejando cada etapa.

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