Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fazer academia sem prejudicar as finanças é possível

A- A+

A falta de tempo e de dinheiro costumam ser os dois principais motivos para não ir à academia e deixar os exercícios físicos para mais tarde. Mas, juntamente com eles, você adia também a chance de obter maior qualidade de vida.

Na maioria das cidades é possível encontrar, por exemplo, as academias ao ar livre. Localizadas principalmente em praça, elas contam com diversos aparelhos e permitem que a prática de atividades ocorra de acordo com os seus horários.

Academia ao ar livre é opção

Segundo o Conselho Federal de Educação Física (Confef), os benefícios que a prática de exercícios pode trazer são basicamente os mesmos quando praticados em uma academia fechada ou nos modelos oferecidos em espaços públicos. A diferença é a sensação de liberdade oferecida nos espaços abertos. Além disso, é possível combinar a prática nos aparelhos com corridas, caminhadas ou ainda esportes.

Para os que preferem as academias tradicionais, a dica é pesquisar. Afinal de contas, o preço varia, e muito, de um lugar para o outro. Outra dica para economizar é preferir os pacotes anuais, que costumam ser mais baratos. Ou seja, você paga menos, mas de maneira adiantada, o que ainda gera um incentivo para não desistir.

Para pagar menos, prefira os pacotes anuais, com preços mais baixos. Foto: iStock, Getty Images

Para pagar menos, prefira os pacotes anuais, com preços mais baixos. Foto: iStock, Getty Images

 Cuidados ao ir à academia

Seja em espaços abertos os fechados, praticar exercícios e ir à academia exige cuidados. Você já deve ter ouvido de algum amigo que, depois de um treino, ele ficou dolorido. O desconforto excessivo pode ser resultado de tempo, intensidade ou peso exagerado – ou ainda imperícia de movimentos.

Por isso, é tão importante que, antes de começar a malhar, você consulte o seu médico e verifique se está tudo bem. Além disso, também é fundamental contar com o suporte de um profissional da educação física, que pode orientá-lo sobre o treinamento mais adequado para o seu corpo, de acordo com os seus objetivos e limitações.

Principalmente durante os períodos mais quentes do ano, também é importante ter uma garrafa com água sempre por perto, para se manter hidratado. Utilizar roupas leves, próprias para a prática de exercícios, é outro cuidado que ajuda a evitar problemas. O cuidado deve estar presente ainda na hora de escolher o seu tênis. Ele deve ser confortável e ao mesmo tempo oferecer absorção do impacto, para reduzir o risco de lesões.

Gostou das dicas para reduzir os custos da academia? Compartilhe!

como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
como lidar com a avareza
como abrir uma franquia de alimentos
como abrir uma empresa de coleta de entulho
como se relacionar com as pessoas no ambiente de trabalho