Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fatura online: 4 motivos indiscutíveis para abandonar o papel

A- A+

Esqueça as pilhas de correspondências e as contas organizadas por data de vencimento: o futuro é a fatura online. Além de representar economia de tempo e de dinheiro, a adesão ao mundo digital oferece praticidade às empresas e aos clientes.

Por que adotar a fatura online

Listamos, a seguir, quatro razões pelas quais você já deveria ter abandonado a fatura impressa:

1. Economia de tempo

Com a fatura online, você pode acessar o Internet Banking e quitar a dívida em questão de minutos. Ficou para trás o tempo em que era necessário esperar pela correspondência e se deslocar até uma lotérica ou agência bancária para pagar a conta.

Casal consultando a fatura online

Fatura online ajuda no controle das despesas e na organização financeira. Foto: iStock, Getty Images

2. Independência

Você nunca mais vai depender da qualidade do serviços de entrega de correspondências dos Correios, nem pagar multas pelo atraso decorrente de uma greve de funcionários, por exemplo.

3. Organização

Todos os meses, você acumula contas de diversos prestadores de serviço: energia elétrica, água, telefone, internet, celular, Tv por assinatura… com o tempo, fica difícil manter a organização e achar espaço para tantos papéis.

Adotando a versão digital dessas contas, você consegue organizá-las por pastas no seu computador, hospedá-las na nuvem ou simplesmente manter o registro no e-mail. Não há como perder os documentos e é possível consultá-los de qualquer lugar.

4. Consciência ambiental

A fatura online economiza papel e, por tabela, árvores. A natureza agradece a cada documento que deixa de ser impresso e transportado. Se você valoriza a sustentabilidade, passou da hora de abandonar a papelada.

Fatura digital é tendência entre as empresas

De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, divulgada em setembro do ano passado, o número de lares brasileiros conectados à internet chegou ou 32,3 milhões em 2014. Isso representa 50% do total de domicílios. O levantamento foi realizado pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br).

Cientes dessa realidade, algumas das grandes operadoras telefônicas  passaram a adotar recentemente a conta eletrônica para diminuir os gastos com papel, economizar tempo, tornar os processos mais eficientes e aumentar a transparência com os clientes.

Tamanha praticidade parece apontar uma tendência de que, em um futuro próximo, as faturas impressas deixem de existir. Para solicitar que suas contas sejam emitidas apenas em via digital, entre em contato com as empresas prestadoras de serviços. Em geral, é possível encaminhar o pedido pela internet, nos portais criados para atender os clientes.

Antes de finalizar, é importante lembrar que a adoção da fatura em meio exclusivamente digital não pode ser imposta pelas empresas prestadoras de serviço. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, a decisão unilateral pode ser considerada abusiva.

Se a empresa da qual você é cliente parou de emitir a fatura impressa e você deseja retomar a prática – mesmo depois conhecer as vantagens da fatura digital –, a recomendação é entrar em contato com a empresa para solicitar a substituição. Cao o pedido não seja atendido, procure os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, e faça valer os seus direitos.

E aí, gostou das dicas e vai adotar a fatura online? Cadastre-se e receba nossa newsletter com tudo que você precisa para organizar suas finanças pessoais.

Você vai se interessar por:

Segunda via de fatura do cartão pode ser solicitada de forma online
Fatura digital é alternativa sustentável para pagar as suas contas
Aprenda como fazer comprovante de residência em 3 passos

Cartões com benefícios

Na hora de escolher o seu cartão de crédito, é bom comparar as vantagens de cada um. Em parceria com o Itaú e com o Santander, os Cartões de Crédito Vivo oferecem pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza, bônus para você falar mais em ligações para telefone fixo e dados para o acesso à internet, além de descontos em cinema e muito mais.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens
Empréstimo ou financiamento
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
não consigo pegar empréstimo
não consigo pagar o aluguel
como cancelar pedido feito no cartão de crédito