Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fator previdenciário: entenda como influencia sua aposentadoria

A- A+

O fator previdenciário consiste em uma fórmula que define os critérios para a concessão das aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa fórmula é aplicada para cálculo das aposentadorias por tempo de contribuição e por idade, sendo opcional nas aposentadorias por idade. O objetivo é equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício.

A equação do fator previdenciário considera o tempo de contribuição até o momento da aposentadoria, a alíquota de contribuição e a expectativa de vida do segurado no momento da aposentadoria.

fator-previdenciario

Objetivo é equiparar a contribuição do segurado ao valor do benefício. Foto: iStock, by Getty Images

Como é calculado o fator previdenciário

A expectativa de vida do trabalhador, usada no cálculo do fator previdenciário, tem por base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produz pesquisas periódicas para determinar a média nacional de expectativa de vida para homens e mulheres. Deve ser observada a idade mínima para a aposentadoria: 65 anos para homens e 60 anos para mulheres.

O tempo de contribuição também deve atender aos padrões de tempo mínimo de contribuição exigido para homens e mulheres. Para homens, o tempo mínimo é de 35 anos, enquanto as mulheres devem ter pelo menos 30 anos de contribuição. Também chamado de “tempo de serviço”, o tempo de contribuição diz respeito a atividades remuneradas com recolhimento de INSS.

Na aplicação do fator previdenciário, são somados ao tempo de contribuição do segurado alguns períodos: cinco anos para as mulheres, cinco anos para professores que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio, e dez anos para professoras que comprovarem efetivo exercício do magistério no ensino básico, fundamental ou médio.

Nova fórmula está em análise

No início deste ano, o Ministério da Previdência Social manifestou a intenção de substituir o fator previdenciário por uma fórmula conhecida pelo conceito 85/95, que soma a idade com o tempo de serviço, sendo 85 anos para mulheres e 95 para homens.

A idade média de aposentadoria por tempo de contribuição no Brasil é 54 anos. Como a expectativa de vida chega a 84 anos, o cidadão fica 30 anos, em média, recebendo aposentadoria. Em muitos casos, a aposentadoria passa a ser um complemento da renda, pois o aposentado continua trabalhando depois de se aposentar.

O conceito 85/95 ajudaria a retardar a aposentadoria, funcionando como alternativa para reduzir a sobrecarga do sistema previdenciário do país, que encontra dificuldades para garantir o benefício aos segurados.

Nesse cálculo, se o homem tiver mais de 35 anos de contribuição e a mulher mais de 30, considerando o tempo mínimo de serviço exigido para se aposentar, o segurado poderá somar a esse tempo a idade no momento do pedido de aposentadoria: a soma deve ser 95 anos para homens e 85 anos para mulheres.

No site da Previdência Social é possível fazer uma simulação da sua aposentadoria.

Segurança para você e para a família

Você conhece o Seguro Acidentes Pessoais da Vivo? Com ele, você tem a melhor cobertura, com benefícios que incluem minutos grátis de Vivo para Vivo nos finais de semana e sorteios mensais pela loteria federal.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

Gostou das dicas sobre fator previdenciário? Deixe seu comentário.

O controle financeiro pessoal e o futebol
Planejando a aposentadoria de pessoa com deficiência
vale a pena ter seguro
como funciona a aposentadoria por invalidez
o que é previdência complementar
tempo de aposentadoria por idade