Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Falta de organização pessoal pode afetar sua vida financeira

A- A+

De zero a dez, que nota você daria para sua organização pessoal? A forma como você lida com as suas coisas geralmente reflete na sua vida financeira. Conheça alguns bons motivos para cuidar melhor de você e da sua carteira.

Organização financeira prejudicada

Para o consultor Altemir Farinhas, gestor do blog Equilíbrio Financeiro, a organização pessoal é quase um espelho da vida financeira. “Uma pessoa desorganizada, que costuma se atrasar em encontros, que é desleixada, fará o mesmo com sua vida financeira”, sustenta.

“Uma pessoa com essas características provavelmente paga contas depois do vencimento, não faz planejamento antes de comprar algo e perde dinheiro pela falta de organização”, aponta Farinhas.

Pessoas promovendo a organização pessoal no trabalho

Há diversas estratégias para possíveis para alcançar uma vida mais organizada. Foto: iStock, Getty Images

Por outro lado, a organização traz diversos benefícios em relação às finanças. “A pessoa organizada procura controlar seus gastos e escolhe a melhor forma de fazer seu planejamento financeiro familiar”, assinala. “Com isso, conduz sua vida pessoal e financeira de forma a obter melhores resultados”, completa.

Mas como diz o dito popular, toda regra tem sua exceção. Pode sim, haver pessoas totalmente despreocupadas em muitos aspectos, mas, quando o assunto é dinheiro, sua dedicação é maior.

E sempre é possível dar a volta por cima. O consultor já atendeu casos em que o casal não tinha controle financeiro, não se entendia e se comportava como adolescentes. “Hoje, eles continuam de bem com a vida, se dedicam alguns dias por mês para falar das finanças e controlam melhor o consumo”, relata.

Melhore a sua organização pessoal

Se você não nasceu com o dom de colocar ordem na casa, não se preocupe. Você pode cultivar alguns hábitos com atitudes mais simples do que imagina. Confira:

Conheça seu ponto fraco

Identificar o culpado pela sua desorganização é o primeiro passo. É por que não consegue acordar cedo? Ou não coloca os objetos no lugar depois de usar? Entenda o que atrapalha sua organização e tente eliminar o foco do problema.

Não deixe para amanhã

Tarefas pequenas, como responder um e-mail ou uma mensagem de texto, devem ser realizadas quase de imediato. As pequenas ações que ficam para trás tomam mais tempo depois ou mesmo caem no esquecimento. Evite.

Exercite seu foco

No trabalho, a falta de foco causa muita desorganização. Aquela conversa no corredor ou aquela ligação que se estende demais atrapalham a produtividade. Estabelecer metas diárias e tempo de intervalo ajuda.

Arrume suas coisas

Para que tudo funcione bem, gavetas, armários e papéis arrumados são indispensáveis.

Estabeleça prioridades

Eleger as tarefas mais importantes é essencial para cumprir suas metas.

Agenda única

Aquelas anotações em papeizinhos aleatórios ou mesmo em dezenas de post its se perdem com facilidade. Anote tudo na agenda – seja de papel, no computador ou em um aplicativo de celular. A centralização das informações facilita muito as tarefas.

Você vai se interessar por:

O que é organização pessoal

Os consultores costumam explicar a organização pessoal como a habilidade para manter objetos e atitudes em ordem, de forma a seguir com facilidade uma sequência de ações planejadas. E a parte física – casa, escritório ou agenda – é apenas uma peça da engrenagem. Nossas áreas mental e emocional também precisam de organização. Nesse caso, o movimento de fora para dentro pode funcionar.

 

Você tem uma boa dica de organização pessoal e financeira? Deixe seu comentário.

Casal melhora as finanças pessoais
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns
como aprender com erros de finanças