Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Falta de dinheiro exige que gastos sejam bem planejados

A- A+

A falta de dinheiro incomoda você? Não se sinta uma pessoa única, pois enfrentar dificuldades financeiras e perder o sono sem saber como pagar as contas do mês não é um comportamento exclusivo seu, especialmente em uma época na qual a crise financeira gera temor em todo o país.

A inflação avança, os aumentos surgem de todos os lados e o salário continua o mesmo. Lidar com a falta de dinheiro pode ser bastante difícil, mas é possível. Confira a seguir dicas para enfrentar e contornar esse cenário negativo.

Guardar dinheiro e economizar é uma boa forma de nunca faltar.

Especialistas recomendam ter um plano B para enfrentar a falta de dinheiro. Foto: iStock, Getty Images

Como a falta de dinheiro afeta a sua vida

Segundo o economista Alfredo Meneghetti Neto, professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, muitos fatores contribuíram para este cenário que leva à falta de dinheiro.

O ano teve aumentos de energia elétrica, nos transportes, na habitação e na alimentação. São despesas consideradas chave, o que torna difícil a tarefa de cumprir os compromissos financeiros, aumentando também a sensação de falta de dinheiro.

A situação fica ainda pior se a pessoa já tiver dívidas. De acordo com o economista, aproximadamente 85% das famílias não têm dinheiro guardado. “Existe um alto índice de analfabetismo financeiro que contribui para isso”, alerta.

Segundo ele, o ideal é aprender a se planejar, controlar o orçamento, botar tudo no papel e, o que sobrar, colocar na poupança. “Visualizando, fica mais fácil cortar o que é supérfluo até sair do negativo e, aos poucos, vai começar a aparecer uma sobra que deve ser reservada”, indica.

6 dicas para acabar com a falta de dinheiro

Confira as dicas de Alfredo Meneghetti Neto para melhor enfrentar a crise no bolso:

1. Coloque no papel tudo o que você gasta

Comece a cortar tudo o que é gasto extra até ficar só o essencial, aquilo que não é possível abrir mão.

2. Comece a guardar dinheiro

Sempre que sobrar alguma coisa, reserve. Pode ser um pouco, um cofrinho, até evoluir para uma poupança.

3. Administre os aumentos

Substitua os produtos que sofreram elevação de preço por similares que não aumentaram ou tiveram menor percentual de aumento, sempre que possível.

4. Seja criativo

Ofereça serviços que possam gerar uma renda extra. O que você sabe fazer pode ser necessário para alguém e você pode receber por isso.

5. Antecipe pagamentos

Se for possível, negocie dívidas para obter descontos e diminuir o total que você deve.

6. Venda algo que não usa

Seja em briques ou classificados online, hoje, existem várias possibilidades de vender algo que não usa mais – de roupas e móveis a eletrodomésticos – e ter uma renda extra.

Você vai se interessar por:

Descubra 5 perfis profissionais em falta no mercado

Recorrer a uma consultoria financeira pode ser útil para seu bolso

Veja dicas de como administrar seu dinheiro de forma inteligente

Explore as suas possibilidades

Se por um lado falta dinheiro, por outro, pode sobrar criatividade e oportunidades. É preciso ter calma e aproveitar os talentos e habilidades de cada um. Se você é bom em alguma coisa, mesmo que informalmente, talvez seja possível aproveitar esse dom.

Para aumentar a renda, Meneghetti diz que é sempre interessante ter um plano B em casos de falta de dinheiro, como a possibilidade de oferecer serviços que estiverem a seu alcance. “Existe uma demanda muito grande de serviços de manutenção de casa, além de outros que estão sempre em alta na área de venda de bijuterias, gastronomia e beleza”, exemplifica.

 

Gostou das dicas para vencer a falta de dinheiro? Deixe seu comentário.

Casal melhora as finanças pessoais
melhor lugar para trabalhar
levar dinheiro na viagem
Recessão econômica.
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Cuidando das finanças no lar