Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Faculdade de Tecnologia da Informação abre portas para área promissora

A- A+

Cursar uma faculdade de Tecnologia da Informação pode ser a saída para quem almeja uma profissão com emprego garantido no futuro. Com o mercado em crescimento, as oportunidades se multiplicam, e as empresas disputam candidatos. Confira, neste artigo, qual o valor médio da faculdade, e conheça detalhes sobre o curso.

Aluno da faculdade de Tecnologia da Informação

Interesse por informática, programação e redes de dados faz diferença no curso. Foto: iStock, Getty Images

Custo da faculdade de Tecnologia da Informação

O principal curso ligado diretamente à Tecnologia da Informação reconhecido pelo Ministério da Cultura (MEC) é o de Gestão da Tecnologia da Informação. Trata-se de um tecnólogo com duração de dois a três anos, que pode ser oferecido nas modalidades presencial e à distância.

Ao longo do curso, o aluno aprende a gerenciar os recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados das empresas. Não é uma tarefa simples, pois é preciso lidar com processos, pessoas e informações, implementando soluções tecnológicas que estejam alinhadas aos objetivos estratégicos das companhias.

Achou complicado? Falando de forma mais simplificada, sua tarefa será fazer a gestão dos sistemas de informação, segurança e banco de dados, definindo quais são as melhores estratégias de utilização da informática para garantir um bom desempenho de cada setor da empresa.

No Brasil, há mais de 150 instituições de ensino autorizadas a oferecer o curso de Gestão de Tecnologia da Informação. Como se trata de um tecnólogo, a duração é menor, mas o “peso” é o mesmo de um diploma de curso superior.

A única diferença é que o tecnólogo envolve um tema mais específico, como uma especialização. Mas os direitos são os mesmos de quem cursa uma graduação tradicional, inclusive do ponto de vista dos concursos públicos.

O valor do curso varia de acordo com a região, a faculdade e a modalidade, mas é possível estabelecer uma média de mensalidade entre R$ 500 para o curso EAD e de até R$ 1.200 para o curso presencial.

Você vai se interessar por:

Faculdade de Tecnologia da Informação está em alta

Mesmo com o país em crise, o mercado de Tecnologia da Informação não para de crescer. De acordo com dados da Associação para a Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), o Brasil pode chegar em 2020 com um déficit de até 408 mil profissionais de TI.

Trata-se de um ramo promissor para quem deseja ter garantias de emprego no futuro, e não estamos falando apenas do Brasil. A organização Code.org estima que, até 2020, mais de 1,4 milhão de vagas sejam abertas em todo o mundo, com apenas 400 mil delas sendo preenchidas.

Entre os ramos em que um profissional de Tecnologia da Informação pode atuar, destacam-se:

  • Busca de soluções: atua desenvolvendo soluções computacionais para aprimorar os processos da empresa
  • Consultoria em tecnologia: auxilia os processos de mudanças tecnológicas de uma empresa, com informações técnicas e de gestão
  • Administração de dados: garante segurança aos dados sigilosos da companhia e auxilia a transformar os dados em informação
  • Gestão de TI: faz a gestão do patrimônio tecnológico da empresa e de todos os recursos – humanos e físicos – envolvidos.

 

Este artigo sobre a faculdade de Tecnologia da Informação lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

melhor lugar para trabalhar
pós graduação no exterior
Já sabe o que fazer quando terminar a faculdade
Procura as melhores cidades para fazer faculdade
Estudam nas melhores cidades para fazer faculdade no Brasil
Cuidando das finanças no lar