Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Fácil aprovação de cartão de crédito também depende de você

A- A+

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviço (Abecs), o Brasil ocupa a 9a posição em valores de transações feitas com cartões de crédito no mundo. Somente em 2014, foram mais de R$ 625 bilhões de volume financeiro movimentados graças ao uso do plástico.

Os números altos refletem a quantidade de cartões de crédito circulando atualmente no mercado (são mais de 700 milhões, segundo dados da Abecs). A fácil aprovação do cadastro para a obtenção do plástico é um dos motivos para o aumento do uso dessa modalidade de crédito.

A fácil aprovação depende do consumidor ter o nome limpo na praça e comprovar renda para obter um cartão. No caso de cartões de créditos para universitários, por exemplo, não existe nem mesmo exigência de renda.

facil-aprovacao

A fácil aprovação depende do consumidor ter o nome limpo na praça. Foto: iStock, Getty Images

 

Barreiras para a fácil aprovação do cartão de crédito

Mas essa fácil aprovação nem sempre é tão fácil assim quanto se pensa. O número de pedidos negados, mesmo não divulgados pelas instituições financeiras, é grande. Segundo fontes não oficiais, cerca de 80% das solicitações feitas pela internet são negadas mensalmente.

Mesmo que as ofertas de cartões encham correspondências e e-mail, ter o plástico efetivamente aprovado é outra história. Um dos motivos que pode fazer com que o consumidor tenha a solicitação do plástico negada é ter histórico de mau pagador e estar com o nome nas listas de restrições do SPC e da Serasa.

A comprovação de renda é outro fator restritivo. O rendimento mensal do consumidor precisa ser compatível com o perfil e o limite do cartão de crédito solicitado.

Por isso, é preciso saber os limites e benefícios oferecidos pelo plástico antes de solicitá-lo. Quanto mais benefícios, como pontos em programas de milhas ou liberação para uso internacional, maior é a renda exigida, deixando o consumidor mais longe de uma fácil aprovação.

Alternativas para buscar uma fácil aprovação do cartão de crédito

Para quem tem o nome sujo, não há muito o que fazer: pagar as contas é o único caminho para ter um cartão de crédito aprovado.

Mas para quem ainda é jovem e tem dificuldade para comprovar renda e ter a solicitação aprovada, existem outros caminhos a seguir.

No caso de universitários, vários instituições bancárias oferecem facilidades para abertura de conta corrente e solicitação do cartão de crédito. Manter a conta saudável e os pagamentos em dia podem ser um caminho para uma fácil aprovação de aumento no limite de crédito.

Quem já tem conta e possui um bom relacionamento com o banco, com as despesas pagas em dia e saldo em constante movimentação, solicitar o plástico nessa instituição é o mais aconselhável. O histórico positivo com a instituição pode compensar a falta de renda. Mas é preciso ter consciência de que esse plástico terá o limite reduzido e poucos benefícios.

Em último caso, se o pedido do cartão de crédito for negado em uma instituição, o consumidor pode fazê-lo em outra. Mas cuidado com cartões de lojas e financeiras. Muitos não pedem comprovação de renda, mas praticam taxas de juros bem mais altas do que a média.

A Abecs tem uma cartilha que funciona como guia para o consumidor saber quais seus direitos e deveres em relação a um cartão de crédito.

Cartões de crédito com benefícios

Além de toda a segurança, a Vivo, em parceria com o Itaú e o Santander, oferece cartões de crédito com uma série de vantagens. Com eles, você pode ganhar mais minutos para falar, mais dados para o acesso à internet, descontos no cinema e muito mais.

> Cartão de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

Gostou das dicas de fácil aprovação? Cadastre-se e receba nossa newsletter.

Casal melhora as finanças pessoais
melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet