Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Faça uma lista de compras para o mês para controlar as finanças

A- A+

Quando as finanças não estão bem, economizar nas tarefas básicas pode ser o caminho para o equilíbrio. Uma das opções para essa redução nos gastos é preparar uma lista de compras para o mês e evitar fazer qualquer tipo de gasto que não esteja incluso nela. Essa organização prévia das despesas mensais ajuda a perceber, até mesmo, o que não é tão necessário assim.

Como fazer lista de compras para o mês

A alimentação costuma ser a área mais cara do orçamento de uma família. Devido à crise, 1 em cada 3 brasileiros, segundo a Mintel, já reduziram as refeições fora de casa, que são mais caras. Para economizar ainda mais, reduzir os gastos dos alimentos consumidos em casa pode ser uma solução e, nesse projeto, a lista de compras para o mês é uma aliada.

lista de compras para o mês

Tentação dos corredores pode ser evitada com uma lista objetiva. Foto: iStock, Getty Images

Com uma lista, você consegue fazer uma previsão do que vai precisar naquele mês e de quanto deve gastar. A partir dessa base, fica mais fácil de ver quanto do seu orçamento deve ficar livre para pagar contas, comprar roupas e sapatos, além de aproveitar atividades de lazer. Também se torna mais fácil perceber o quanto você vai precisar economizar nesse período.

Outra vantagem de fazer uma lista de compras para o mês é que, tendo uma organização visual de todos os elementos, você consegue perceber aquilo que não é tão necessário assim, quais os produtos que acabam estragando por falta de uso e podem ser comprados em menor quantidade e, tirando o que é supérfluo, já faz uma boa economia.

Além disso, é claro, a lista de compras para o mês evita que você caia na tentação de comprar tudo o que aparecer pela frente nos corredores, afinal, ela lhe dá um objetivo. Com a previsão do que vai ser necessário no mês, você também precisa ir menos vezes ao mercado, exceto para comprar ingredientes que precisam ser frescos, e assim também gasta menos com itens desnecessários.

Além do supermercado

Mas essa ideia de fazer uma lista de compras para o mês não vale só para o supermercado. Roupas, sapatos, acessórios e até eletrodomésticos e eletrônicos entram no jogo. Você monta uma espécie de orçamento, prevendo o que vai precisar e o que pode ficar para depois, o que deve ser comprado em cada mês e evita de acumular diversas parcelas para quitar de uma só vez.

Você vai se interessar por:

Compre com tranquilidade

Para quem usa o cartão com consciência e aproveita todos os seus benefícios sem comprometer o bolso, falta só escolher aquele que mais se adapta às suas necessidades e exigências.

Com os Cartões de Crédito Vivo, você pode parcelar em até 12 vezes sem juros nas lojas Vivo e somar pontos no programa de recompensas Vivo Valoriza. Oferecidos em parceria com o Itaú e o Santander, eles também dão bônus e pontos para você falar mais em ligações para telefone fixo ou de longa distância, enviar SMS e acessar a internet, além de descontos em cinema e muitas outras vantagens.

> Cartões de Crédito Vivo: Conheça as vantagens

E você, está pensando em adotar uma lista de compras para o mês? Compartilhe sua experiência nos comentários.

vale a pena usar roupas de marca
feiras de trocas
vale a pena economizar
vale a pena pegar empréstimo
emprestimo urgente para negativado
erros financeiros comuns