Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Faca elétrica empresta mais praticidade ao dia a dia na cozinha

A- A+

Carnes, legumes, vegetais, queijos e pães. Cada alimento exigia um item específico para corte. Agora não mais: integrante da categoria de eletrodomésticos, que tanto facilitam a vida na cozinha, a faca elétrica é um aparelho que pode resolver essas dificuldades na hora do preparo de alimentos.

Mas você sabe o que deve levar em conta para comprar esse utensílio? Confira dicas, compare modelos e conheça ainda cuidados de manutenção que vão aumentar a vida útil do aparelho.

A faca elétrica facilita o corte de alimentos. Foto: iStock, Getty Images

Corte de carnes, assim como outros alimentos, fica mais fácil com o utensílio. Foto: iStock, Getty Images

4 modelos de faca elétrica

Confira quatro opções de faca elétrica, compare as funcionalidades de cada modelo e escolha a sua.

Black&Decker

A Black&Decker é uma das mais tradicionais empresas do ramo de eletroportáteis, como é o caso da faca elétrica. Com a sua EK100, com cabo de borracha, ela apresenta um aparelho de corte de precisão.

São 100W de potência, com trava de segurança, impermeabilidade na região do motor e a possibilidade de separar a lâmina da estrutura para limpeza.

Oster

A Oster inclui a faca elétrica em um serviço de multifunções. Além do mixer e do processador, é possível encaixar a lâmina da faca ao motor do aparelho.

A empresa indica o uso dessa lâmina para o corte de carnes. São 350W de potência, o que faz dela uma das mais fortes do mercado, em função de o motor também ser usado para trituração e misturas.

Faca elétrica Cuisinart

Cuisinart

Já a Cuisinart investe em um produto com duas lâminas encaixáveis. O cabo ergonômico foi projetado tanto para destros, quanto para canhotos.

Além disso, a possibilidade de escolha entre as lâminas dessa faca elétrica garante a facilidade de corte tanto para alimentos macios, como pães e frios, como também para congelados. O alerta da empresa é apenas para que o aparelho não seja usado em ossos.

Philco

Os 100W de potência e a lâmina serrilhada do modelo da Philco são indicados para o corte de carnes de gado e frango, pães, frutas e legumes.

Os movimentos para frente e para trás são reproduzidos pela lâmina de inox e o cabo anatômico foi projetado para destros e canhotos. O botão ejetor facilita a higiene do produto.

Como usar a faca elétrica

Como todo aparato, doméstico ou não, a faca elétrica precisa de cuidados especiais para a lavagem, o uso e a manutenção.

O Westwing, site especializado em vida doméstica, traz um manual de manutenção de faca elétrica e destaca a importância da atenção aos alimentos que serão cortados com ela.

Materiais muito duros, como os ossos, podem danificar a lâmina e ainda prejudicar a afiação. Além disso, é ideal não aplicá-la em materiais que não sejam alimentícios, como plásticos e madeiras.

Metal, cerâmica e mármore não são bases ideais para quem está utilizando uma faca elétrica. Optar por uma tábua de madeira como base para qualquer corte pode ser uma escolha mais válida.

Ao cortar uma carne assada ou cozida, espere cerca de 20 minutos para que o suco se concentre na parte inferior, indica o manual. Para os congelados, o descongelamento parcial é indicado.

As lâminas podem ser retiradas da base para serem lavadas. Esponja macia e detergente são suficientes para a limpeza correta, segundo o Westwing.

A base, por ser elétrica, exige mais cuidado. Preste atenção se não há nenhuma rachadura na estrutura, para que não entre água. Se conseguir, limpe com detergente e esponja ou álcool.

Você vai se interessar por:

Falta um mixer na sua cozinha? Compare modelos e funcionalidades

Coifa, exaustor de cozinha ou depurador de ar: qual a melhor alternativa?

Compare 4 tipos de fritadeira elétrica e escolha a melhor para sua cozinha

Faca elétrica é no Vivo Compras

Antes de comprar a sua faca elétrica, é importante comparar os preços e as condições de pagamento. O Vivo Compras traz mais de 850 mil produtos para escolher em diferentes lojas virtuais, através do mesmo carrinho.

> Vivo Compras: Encontre os melhores preços para facas elétricas

Gostou das dicas para comprar sua faca elétrica? Compartilhe!

Comprar tablet
Mulher entende o que é carnê-leão
Comprar smart tv
micro-ondas ou forno elétrico
geladeira com freezer ou congelador
vale a pena comprar produtos da apple