Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Faça as contas e veja se vale a pena equipar carro

A- A+

Seja na hora de comprar o veículo ou depois de algum tempo de uso, equipar carro é uma alternativa que costuma agradar os apaixonados por automóveis. Mas contar com adicionais nem sempre é uma escolha barata. Ou seja, é importante saber exatamente o que você deseja e estar disposto a pesquisar.

Para o gerente de marketing da WebMotors, Rafael Constantinou, o primeiro passo é saber diferenciar os acessórios dos opcionais. Os primeiros são aqueles equipamentos que você escolhe ainda durante a compra do veículo, como é o caso da direção hidráulica, do ar-condicionado ou ainda dos vidros elétricos. O segundo caso se refere aos acessórios que são comprados na concessionária ou em lojas especializadas, como um som mais potente ou um conjunto de rodas.

Itens mais básicos para equipar carro

Os opcionais mais básicos, como os já citados, costumavam ser bastante caros até bem pouco tempo atrás. Hoje em dia, porém, os preços estão mais acessíveis e, de acordo com Constantinou, alguns deles já viraram até mesmo itens de série. Não é toa que eles estão cada vez mais presentes nos carros que saem de fábrica.

“Os valores ficam atraentes para o bolso do consumidor, pois se diluem nas prestações. Uma direção hidráulica que hoje custa em média R$ 1.500, acaba afetando pouco o valor final da parcela de um carro financiado em 60 vezes, por exemplo”, exemplifica. Na hora de pensar na compra de adicionais, considere ainda aqueles que oferecem mais segurança, como é o caso do air bag e do freio ABS.

Centrais multimídias estão entre os maiores gastos para quem deseja equipar carro com tecnologia. Foto: iStock, Getty Images

Centrais multimídias estão entre os maiores gastos para quem deseja equipar carro com tecnologia. Foto: iStock, Getty Images

Equipar carro com tecnologia pode custar mais caro

Mas a regra de encontrar no mercado opcionais mais baratos não vale para todos. Enquanto alguns itens se popularizaram, outros se tornam cada vez mais caros, a partir do desenvolvimento de novas tecnologias. Dependendo do modelo e da marca, existem alguns que podem custar mais de R$ 10 mil, destaca Constantinou.

Normalmente, eles estão ligados a sistemas de tecnologia de ponta, que se renovam a cada versão lançada no mercado. É o caso de centrais multimídias, que oferecem tela touchscreen, conexão com o celular, GPS e painel integrado para você ouvir suas músicas preferidas diretamente do seu smartphone.

Gostou das dicas para equipar o seu carro? Compartilhe!

como economizar na limpeza
Como tirar manchas de mofo e bolor da parede
Homem tem modelo da lista de carros com desconto para deficientes
Homem assina contrato de adesão
Casal decide qual carro comprar
rastreador de veiculos