Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Extreme Couponing: seria possível usar tanto cupom de desconto no Brasil?

A- A+

Comprar com cupons de desconto nos Estados Unidos é bastante comum. A tradição surgiu no país no século XIX, quando a Coca-Cola fez um cupom que dava direito ao consumidor trocá-lo por um refrigerante de graça. Atualmente, são mais de três bilhões de cupons distribuídos anualmente no mercado norte-americano.

A prática é tão comum que existe um termo para defini-la: o extreme couponing, habilidade de comprar com cupons de desconto com o objetivo de adquirir o máximo de produtos economizando a maior quantidade de dinheiro possível.

O termo ficou tão difundido que deu nome a um reality show que apresenta pessoas que levam ao extremo a coleta de cupons de desconto. O Extreme Couponing foi um programa de televisão, exibido entre 2010 e 2012, sobre consumidores que usam cupons de modo contínuo para economizar dinheiro e acumular grandes quantidades de produtos.

seudinheiro-Extreme-Couponing-TLC-divulgacao

Reality show Extreme Couponing tratava de consumidores que usam cupons de modo contínuo para economizar dinheiro e acumular grandes quantidades de produtos. Foto: Divulgação, TLC

Extreme Couponing no Brasil

Mas o extreme couponing seria viável no Brasil? Seria possível um consumidor usar tantos cupons de desconto em sites e lojas brasileiras? A prática no Brasil tem crescido e é cada vez maior o número de lojas e sites que fazem uso do cupom de desconto, principalmente os distribuídos via internet.

Atualmente, é possível o consumidor ganhar descontos graças ao uso de cupons no mais variados tipos de serviços e comércio. Eles são aceitos dos restaurantes a casas de espetáculo, de lojas de eletrônicos a supermercados, de salões de beleza a lojas de roupas.

“O mercado de cupons de descontos já está bastante pulverizado”, explica a coordenadora de Produtos Digitais de um site que reúne cupons de descontos. “A prática foi importada dos EUA e entrou em nosso mercado como uma evolução das compras coletivas, um modelo que perdeu bastante espaço, principalmente, por conta da pouca flexibilidade que existe nos termos de uso e questões de privacidade dos usuários.”

Extreme Couponing: política de descontos

Apesar do crescimento do uso dos cupons no mercado brasileiro, o extreme couponing ainda é uma realidade distante do nosso consumidor. Primeiro porque, nos Estados Unidos, a prática não existe somente no mundo virtual, como é mais comum no Brasil. Lá, o acúmulo de cupons para se usar em um mesmo estabelecimento também é permitido.

No Brasil, os cupons virtuais possuem uma política de uso de desconto mais rígida. Segundo as regras de uso dos cupons, o consumidor não pode usar mais de um cupom para compra de um mesmo produto ou mesmo, na maioria das vezes, acumular o cupom em cima de um outro desconto já oferecido pela loja.

Isso não impede, no entanto, que o consumidor economize. De acordo com a Associação Nacional de Marketing, a prática de procurar cupons pode gerar uma economia anual de mais de R$ 2 mil para o consumidor dedicado. Se o consumidor der sorte, os descontos com o uso de um cupom ultrapassam 50%.

Compre com descontos

Você já conhece o Vivo Descontos? Com esse serviço, você terá direito a muitos cupons de desconto e promoções em restaurantes e lojas das melhores marcas do Brasil. Na primeira semana, não se paga nada, e após o fim desse período é cobrado R$ 2,99 por semana.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Este artigo lhe fez lembrar de alguém? Compartilhe!

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular