Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Extrato consolidado: saiba o que é e quais os custos do serviço

A- A+

Você já precisou solicitar um extrato consolidado? Descubra que documento é esse, quais as diferenças para um extrato normal e quais as diferenças envolvidas, como custos e prazos.

O que é extrato consolidado

Talvez você nunca tenha precisado, mas um dia provavelmente necessitará de um. Extrato consolidado é mais completo do que um extrato comum, uma espécie de relatório de movimentações financeiras e transações sobre um tipo de conta ou serviço oferecido ao cliente.

Um extrato bancário normal inclui dados sobre as transações financeiras de sua conta corrente ou poupança, como empréstimos, pagamentos, depósitos, saques, rendimentos, etc. Já o consolidado organiza as informações de forma mais clara e detalhada.

Extrato consolidado é um relatório de movimentações financeiras.

Extrato consolidado costuma ter um custo. Foto: iStock, Getty Images

Aplicações do extrato consolidado

– Movimentação da conta corrente

– Pagamentos efetuados por débito automático

– Relação de cheques compensados por ordem numérica

– Detalhamento das compras com cartão de débito

– Comprovantes de pagamentos efetuados no Internet Banking

– Investimentos em poupança, depósito a prazo, fundos, ações e previdência.

A solicitação pode ser feita pela internet e o recebimento pode ocorrer pelos correios. No entanto o banco costuma cobrar uma tarifa por esse extrato, afinal ele contém mais informações do que um extrato bancário normal.

Anualmente, porém, os bancos devem enviar gratuitamente um extrato consolidado discriminando, mês a mês, os valores cobrados no ano anterior relativos a tarifas, o que deve acontecer sempre até 28 de fevereiro.

Ou seja, extrato consolidado é um extrato completo com todas as movimentações realizadas na conta corrente, poupança ou ainda de débitos e créditos fiscais.

FGTS e INSS

É possível solicitar um extrato consolidado do FGTS, com todas as informações a respeito das movimentações na sua conta do FGTS. Nesse caso, possui custo e pode ser consultado online.  Da mesma forma é possível obter esse tipo de documento do INSS pela Caixa Econômica Federal – diferente de extrato de cliente.

Você vai se interessar por:

Refis

O Programa de Recuperação Fiscal (Refis), regime opcional de consolidação e parcelamento dos débitos fiscais proposto às empresas que possuem dívidas com a Receita Federal e o INSS, também permite solicitação de extrato consolidado. Com ele, torna-se mais fácil programar os pagamentos, juros e custos gerais.

IPVA

Esse tipo de extrato também se aplica no caso do IPVA. Proprietários de veículos acessam o site do DETRAN estadual e consultam essa modalidade para conhecer as informações sobre pagamentos, parcelamentos, multas, juros, entre outras informações, esteja o imposto vencido ou atrasado.

Custo

Considerando que em muitos casos há custos envolvidos, antes de solicitar veja se de fato é necessário solicitar um. Normalmente, seu extrato bancário normal contemplará o que você precisa. O consolidado, no entanto, tem entre as vantagens, além do detalhamento, a abrangência, capaz de superar os 6 meses.

E aí, gostou das dicas sobre o que é extrato consolidado? Compartilhe!

É importante entender de finanças bem antes de sair de casa.
como lucrar vendendo cachorro quente
como lucrar vendendo bolo no pote
tempo é dinheiro?
como fazer um plano financeiro
como lidar com a avareza