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por Vivo Seu Dinheiro

Evite velhos erros no negócio e saiba o que fazer para vender mais

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Quem trabalha em contato direto com o cliente sabe que certos hábitos são fundamentais – ou ao menos deveria saber. Se você não está atingindo os resultados desejados, pode estar caindo em velhos erros sem perceber. Saiba o que fazer para vender mais e bater seus recordes.

Erros comuns que prejudicam as vendas

Ok, você também tem seus dias ruins, tem problemas de família, fica doente e tem uma pilha de contas a pagar. O problema é que muitos desses dissabores podem ser transmitidos ao cliente por meio de gestos que talvez você nem perceba na hora, mas atrapalham as vendas. Veja quais são e fuja deles.

1. Forçar a barra

Abordar o cliente na porta da loja – ou, na rua, oferecer o produto de forma muito direta – pode assustá-lo. O ideal é começar uma conversa de forma natural. De preferência, sobre algum assunto positivo, com cordialidade. Em seguida, comece a abordagem de vendas, focando inicialmente no que ele precisa.

Mulher sabe o que fazer para vender mais

Atitudes cordiais aproximam o cliente e aumentam expectativa de venda. Foto: iStock, Getty Images

2. Demonstrar impaciência

Nunca passe ao cliente a imagem que de que você quer finalizar a venda logo para se ver livre dele. Se estiver realmente com pressa, explique que ele deve se dirigir a outro setor, pois você tem um compromisso. Mas indique a pessoa que pode ajudá-lo na sua ausência.

3. Oferecer o que o cliente não precisa

Todo mundo gosta de se sentir especial. Por isso, tente identificar do que o seu cliente gosta e precisa. Se é uma pessoa jovem, não perca tempo oferecendo produtos voltados a um público de meia-idade, e vice-versa. É mais produtivo checar seus interesses e oferecer um atendimento personalizado.

4. Cruzar os braços

A psicologia explica que manter os braços cruzados durante uma conversa é um sinal claro de desinteresse. Ainda que o interlocutor não saiba disso, ele “capta” essa atitude negativa de outras formas. Por isso, invista em sua comunicação corporal, mantendo os braços abertos e olhando nos olhos da pessoa.

5. Desconhecer o produto

Não há nada pior que atender uma pessoa que conhece o produto melhor que o vendedor. Por isso, a lição de casa é estudar cada item, saber como funciona, quais as vantagens e desvantagens de cada um.

Se for uma novidade, seja honesto e peça auxílio de um colega que entende mais do assunto. Nesse caso, vale mais demonstrar sua boa vontade em conseguir todas as informações que o cliente precisa.

O que fazer para vender mais

Aposte no relacionamento

Como já abordado, todo mundo gosta de se sentir especial. Por isso, manter o relacionamento com seus clientes é fundamental. Isso significa fazer contatos no pós-venda, mas não necessariamente para falar do produto. Pode ser para desejar um feliz aniversário ou até para passar informações de um lançamento que você acredita que ele irá se interessar.

Tenha mais organização

Acredite: ter uma agenda organizada, com todos os seus contatos e informações necessárias, pode fazer a diferença no seu negócio. Um médico sempre guarda o prontuário dos pacientes, não é mesmo? Manter uma ficha com o histórico de consumo de cada cliente também pode ser interessante, dependendo do segmento de negócio.

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