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por Vivo Seu Dinheiro

Evite prejuízos com o furto de celular

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Os números da telefonia móvel não param de crescer no Brasil. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país terminou 2014 com um total de 280,73 milhões de linhas ativas, número 3,5% superior ao registrado no final do ano anterior.

O aumento no número de linhas foi acompanhado também por um crescimento nos números de furto de celular e roubos de aparelhos, o que fez crescer também a procura por seguro para os telefones. Muitas empresas passaram a oferecer o serviço, que garante o ressarcimento do valor do produto em diversos casos.

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Aumento no número de furto de celular fez aumentar demanda por seguros. Foto: iStock, Getty Images

Como proceder em caso de furto de celular

Se você foi vítima de um assalto, foi vítima de furto de celular ou mesmo perdeu o aparelho, é preciso seguir alguns passos para garantir a segurança da linha. A recomendação da Anatel é comunicar imediatamente o fato à operadora e solicitar o bloqueio do número.

Isso impede, no caso dos telefones pré-pagos, o gasto dos créditos, e nas linhas pós-pagas, o gasto dos valores do plano contratado. O bloqueio pode ser feito diretamente pelo telefone de atendimento ao cliente da sua operadora.

O usuário deve ainda solicitar que a prestadora inclua o aparelho no Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (Cemi), ação que impede o uso do celular em todo o Brasil. Para isso, é preciso ter em mãos o número de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (Imei). O código fica no próprio aparelho, no selo de homologação da Anatel, e também na caixa original do produto, normalmente abaixo do código de barras.

A Agência recomenda ainda o registro de um boletim de ocorrência com os dados da linha e do aparelho. Caso você tenha um seguro para o telefone, o passo geralmente é necessário para o ressarcimento do valor previsto em contrato.

Vantagens de um seguro de celular

Para evitar prejuízos, o usuário pode contratar um seguro contra roubo ou furto de celular, principalmente se possui um smartphone caro e se expõe a riscos, como andar em áreas mais violentas, por exemplo.

O funcionamento é semelhante ao seguro do carro. O proprietário do aparelho paga uma mensalidade que varia conforme o valor do aparelho segurado. Normalmente, esse tipo de seguro cobre roubo (quando foi aplicada violência no assalto) ou furto qualificado (quando não há violência contra uma pessoa, mas rompimento de um obstáculo, como arrombamento de uma casa).

Proteja o seu celular

A Vivo oferece aos seus clientes diversas opções de seguro para telefone celular. O Vivo Proteção Celular é a garantia de proteção para aparelhos, modem internet 3G e tablets contra roubo ou furto qualificado. O Seguro garante a reposição do seu aparelho por outro igual ou similar.

> Proteção Celular: Conheça o seguro contra roubo e furto do aparelho

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