Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Eventos como a Black Friday são o paraíso para quem busca descontos

A- A+

Data promocional criada nos Estados Unidos e consolidada no Brasil nos últimos anos, a Black Friday é um símbolo da procura por economia. Eventos como esse, que têm data definida e que conquistam a adesão de grandes redes de lojas, ajudam quem busca descontos a conseguir os produtos desejados por um preço muito mais baixo. Mas é preciso tomar cuidado com fraudes.

Você busca descontos? Atenção às fraudes

Por serem movimentos que tomaram grandes proporções no mundo inteiro e que fixaram sua maior base de arrecadação no comércio eletrônico, essas promoções podem também ser alvo de fraudes. Perfis falsos, lojas criadas por usuários fakes e hackers que invadem sites de grandes redes varejistas são alguns dos golpes já registrados.

Em 2014, a Black Friday movimentou mais de R$1 bilhão de reais, somente no e-commerce, segundo a E-bit. Essa é uma mostra de como o público brasileiro busca descontos em suas compras pela internet. Mas essa edição do evento também foi marcada por uma corrente que ficou denominada como Black Fraude – golpes de promoções eletrônicas que atraíram um grande público.

seudinheiro-busca-descontos

Compras em lojas online ou físicas garantem descontos no Black Friday. Foto: iStock, Getty Images

O Instagram, rede social voltada para o compartilhamento de imagens, foi um dos principais meios de divulgação desses golpes. Páginas falsas, com nomes de marcas de grande expressão mundial – como a Apple – pediam para que os usuários seguissem o perfil e publicassem em suas próprias páginas uma imagem da marca, convidando outras pessoas para seguirem.

Na época, a Apple e outras marcas que também foram utilizadas no movimento fraudulento lançaram notas oficiais, indicando as promoshares – promoções de compartilhamento – eram falsas.

O problema é que muitas pessoas já estavam participando dessa corrente e acabaram dando visibilidade a esquemas que, mais do que buscar seguidores, também pediam pagamento dos usuários para receber vantagens.

Como fazer boas escolhas se você busca descontos

No Brasil, a empresa que realiza a Black Friday é a Busca Descontos. Ela é a responsável pela participação de grandes redes varejistas do país, como Submarino, Americanas.com, ShopTime e NetShoes. Segundo a empresa, o evento cresce a cada ano por aqui, juntamente com o número de consumidores online. Em 2014, segundo o relatório Webshoppers, foram 10 milhões de novos compradores.

Mas é importantes ter organização para não viver más experiências com a promoção. Se você é daqueles que busca descontos para um produto específico, tenha em mente quais os preços médios do item escolhido, para que só compre na Black Friday se o valor promocional realmente valer a pena. Isso porque a entrega dos produtos adquiridos no evento pode ser mais lenta.

Você vai se interessar por:

Como saber se a promoção é para valer

Cupom de desconto é ferramenta para fidelização de clientes

Código promocional encontrado em redes sociais é confiável?

O site Reclame Aqui recebeu, em 2014, mais de 8 mil reclamações com relação ao processo de compra e entrega dos produtos durante o evento. Os preços de boa parte dos itens são realmente mais baixos e isso, por incrível que pareça, pode também representar um perigo. Se o seu orçamento não estiver bem equilibrado, pode acabar gastando mais do que deveria.

Caso você já esteja na busca por descontos há algum tempo, pode se preparar melhor para a próxima edição do evento, que acontece em novembro. “Um pé de meia é uma reserva que ajuda as pessoas a terem mais tranquilidade e a tomarem melhores decisões”, ensina o coach financeiro Paulo Pereira. Essa pode ser a solução para a sua compra ideal.

Compre com descontos

A Vivo oferece um serviço de cupons de desconto, o Vivo Descontos. Ele oferece redução nos preços de produtos de diversas empresas. Para ter acesso ao programa, é só fazer o cadastro no site e esperar pelo código de confirmação, enviado por SMS. Feito isso, as ofertas estarão disponíveis, de forma gratuita, durante uma semana. Após esse período, basta pagar uma taxa de R$2,99 por semana e seguir tendo acesso a todas as promoções disponíveis no site.

> Vivo Descontos: Receba cupons ilimitados por SMS, internet ou aplicativo de smartphones

Você tem uma boa dica? Deixe seu comentário.

metas de curto médio e longo prazo
quando vale a pena comprar título de capitalização
como conseguir desconto na compra de livros
exemplos de produtos supérfluos
como pechinchar na internet
como conseguir desconto em faculdade particular