Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Etanol ou gasolina: veja qual leva vantagem atualmente

A- A+

Com o preço do combustível em alta, surge a dúvida: etanol ou gasolina? Mesmo com os carros flex disponíveis no mercado, escolher a melhor opção pode não ser assim tão simples.

Como decidir entre etanol ou gasolina

É difícil saber qual dos dois combustíveis vai apresentar um custo-benefício melhor, mas há um cálculo que pode ajudar você a ter uma base. A estimativa é de que um carro abastecido com etanol renda 70% da quilometragem que pode ser feita com outro que tenha gasolina no tanque.

Ou seja, para que o biocombustível seja vantajoso, seria necessário que o valor do seu litro fosse igual ou menor a 70% do preço pago pela gasolina. Confuso? Basta dividir o custo do litro do etanol pelo da gasolina. Quanto o resultado for 0,7 ou menos, abasteça com o etanol. Mas é preciso lembrar que esse cálculo de eficiência pode variar de um veículo para o outro.

Outra opção é ir em busca de tecnologias desenvolvidas especialmente para isso. É o caso do aplicativo Caçula de Pneus, que tem como objetivo ajudar o usuário a programar a manutenção de seu automóvel. Entre outras funções, ele calcula a eficiência no gasto de combustível e indica qual é a alternativa mais vantajosa entre o etanol ou gasolina.

Ainda na dúvida? Vale conferir os dados do Programa de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), divulgados anualmente pelo Inmetro. Os carros recebem etiquetas que variam entre A e E, de acordo com a eficiência que apresentam na hora de rodar. Um dos itens avaliados é o quanto cada um dos veículos gasta quando abastecido com etanol ou gasolina.

Antes de abastecer, faça as contas e avalie qual combustível oferece o melhor custo-benefício. Foto: iStock, Getty Images

Antes de abastecer, faça as contas e avalie qual combustível oferece o melhor custo-benefício. Foto: iStock, Getty Images

Etanol ou gasolina: relação com o meio ambiente

Na hora de fazer a sua escolha, outra característica a se levar em conta é o impacto que o combustível pode gerar no meio ambiente. Enquanto o etanol é uma alternativa limpa, a gasolina é mais poluente. Afinal, trata-se de um recurso mineral que deriva do petróleo e libera altos níveis de gás carbônico.

E a diferença de impacto pode ser maior do que você imagina. É o que afirma o consultor em Emissões e Tecnologia da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Alfred Szwarc. De acordo com o especialista, desde que os veículos movidos a biocombustíveis foram introduzidos no país, em 2003, o país já deixou de emitir aproximadamente 240 milhões de toneladas gás carbônico. Os dados correspondem a uma avaliação que se estendeu até novembro do ano passado.

etanol

Assistência é alternativa para vidraceiro e outros serviços

Além de pensar no combustível, é preciso estar preparado para os imprevistos. Caso você não tenha uma reserva financeira para emergências, uma boa alternativa é fazer seguro. Desta forma, urgências podem ser resolvidas de forma rápida e com garantia.

Esse tipo de assistência oferece serviços de profissionais especializados e de confiança para consertos e reparos emergenciais ou serviços de manutenção em residência. Problemas hidráulicos e elétricos, vidraceiros e chaveiros estão entre os trabalhos oferecidos pela assistência residencial.

> Vivo Multiassistência: Garanta eletricista, vidraceiro e conserto de eletrodomésticos para casa

Você também está na dúvida entre etanol ou gasolina? Compartilhe!

 

economizar no seguro do carro
como economizar na limpeza
não consigo pagar financiamento veículo
cadeiras de bebê para automóvel
banco de couro automotivo
carros-pequenos-e-baratos