Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estudar e trabalhar é uma forma de obter renda extra

A- A+

Quando se tem um sonho que depende de dinheiro para ser concretizado, o estudante não pode abrir mão de ter seus rendimentos mensais. É nessa hora que é preciso se planejar para conciliar duas atividades, pois estudar e trabalhar exige não só fôlego, como organização e disciplina.

Se você vislumbra essa estratégia como forma de obter renda extra, a dica da consultora Ana Paula Pavanatti, da Reorg Gestão Financeira, é pensar nos detalhes, planejando o futuro e as finanças.

Estudar e trabalhar: por onde começar

Para começar, é preciso fazer um diagnóstico completo, identificando quanto dinheiro terá e quais são as despesas com alimentação, roupas, transporte, além dos gastos extras.

Ela sustenta que, quando a pessoa possui objetivos, cresce a chance de obter sucesso na decisão de estudar e trabalhar. “Torna-se um desafio a ser superado”, destaca.

Estudar e trabalhar exige organização e disciplina.

Estabelecer metas e ter organização e disciplina são atitudes fundamentais. Foto: iStock, Getty Images

O próximo passo, não menos fundamental, é usar as informações que obteve sobre as finanças pessoais e buscar o equilíbrio, o que é essencial especialmente para quem saindo da casa dos pais. “Deve-se evitar ficar no vermelho para não precisar solicitar recursos financeiros nos quais seja necessário pagar juros”, sustenta Ana Paula.

Para quem mora sozinho, há uma dificuldade maior para fazer investimentos. Mas nada impede você de tentar reservar pelo menos R$ 30 para possíveis despesas ou investimentos ao longo desse período, sugere a consultora. “Isso, claro, irá depender do padrão de vida desejado”, observa.

Estudar e trabalhar em dois empregos

Se estudar e trabalhar já requer muita energia e disciplina, imagine quando surge a oportunidade de um segundo trabalho – para juntar aquele tão bem-vindo dinheirinho extra. “Essa renda contribui para sanar as despesas e realizar sonhos”, comenta Ana Paula.

A dica nesse caso é trabalhar com algo que proporcione bem-estar. “Além da carga de trabalho e de estudos, temos que encontrar tempo para executar mais uma atividade sem que nossas energias cessem”, complementa. Trabalhos como freelancer ou produção artesanal podem ser mais prazerosos.

Para dar conta do recado, o ideal é ter um planejamento diário, com horário para acordar, fazer as refeições, trabalhar e estudar. “Durante a semana, as atividades são realmente corridas, mas podemos aproveitar o final de semana para produzir novos trabalhos e ter tempo para a família”, aponta.

Ana Paula lembra que há pessoas com maior facilidade de organização. Se esse não é o seu caso, pode recorrer à ajuda de profissionais. “Mas devemos estar atentos às nossas necessidades física, mental e espiritual”, pondera.

A consultora financeira destaca ainda que é difícil manter o equilíbrio com tantas tarefas, mas indica que o estudante tenha em mente que todo sacrifício deve ser feito com planejamento e prevendo tempo para finalizar. “Tudo é valido quando estamos buscando realizar nossos sonhos e objetivos”, conclui.

Você vai se interessar por:

Conheça quatro vantagens de estudar à noite

Veja como voltar a estudar sem gastar muito dinheiro

O que é estágio supervisionado e por que ele é importante

Economize para realizar seus sonhos

Se você quer economizar para realizar sonhos, pode ter mais vantagens, como realizar transações bancárias sem pagar taxas por isso, com toda comodidade.

Com o Vivo Zuum, uma conta pré-paga gerenciada pelo celular, você pode fazer pagamentos, transferências e até mesmo recarga de celular. Tudo isso sem mensalidades. Se preferir, você pode adquirir o cartão Vivo Zuum para fazer compras no débito e saques.

> Vivo Zuum: Tenha conta corrente com cartão, sem banco, sem complicação

Você tem uma boa dica sobre estudar e trabalhar? Deixe seu comentário.

Pokémon Go
como lucrar vendendo artesanato
como lucrar vendendo cosméticos
Saiba como ganhar uma renda extra com aluguel
como abrir uma academia de ginástica
como abrir uma pizzaria