Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estrangeiros liberados do visto nas Olimpíadas Rio 2016

A- A+

A Lei 13.193, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em novembro, está dando o que falar. Ela isenta o porte de visto para turistas estrangeiros durante as Olimpíadas Rio 2016. A medida será válida para visitantes que chegarem ao país até 18 de setembro do próximo ano.

Um número expressivo de pessoas está preocupado com a segurança do país nesse período, sobretudo após os ataques terroristas em Paris. Entretanto, o governo enxerga a medida como uma possibilidade de incrementar em até 20% o número de turistas estrangeiros, gerando emprego e renda.

Essa perspectiva tem base em estudos da Organização Mundial do Turismo (OMT) e do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), órgão que reúne as principais redes hoteleiras e companhias aéreas do mundo.

Imagem do Cristo Redentor mostrando o cenário das Olimpíadas Rio 2016.

Com novas regras, expectativa é aumentar em 20% o número de visitantes no Rio. Fotos: iStock, Getty Images

Entenda as regras para as Olimpíadas Rio 2016

Conforme a nova lei, os estrangeiros podem entrar no país sem visto, porém com prazo máximo de permanência de 90 dias. Mas não há necessidade de comprovar a vinculação de sua entrada às Olimpíadas Rio 2016.

O lado positivo é que a dispensa deve ser unilateral, ou seja, valerá para a entrada de brasileiros em outros territórios. Assim, entidades como a OMT e WTTC acreditam que o fluxo de turistas entre países será facilitado e que haverá maior geração de empregos nos países do G-20, grupo de congrega as maiores economias do mundo.

O próximo passo do governo é elaborar uma portaria. A ideia é incluir países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão, por possuírem forte tradição olímpica.

Você vai se interessar por:

O que fazer no Rio de Janeiro

O que não falta no Rio de Janeiro é diversão, não importa o período do ano. Mas se você ainda não conhece a Cidade Maravilhosa, veja algumas dicas. Quem sabe não aproveita as Olimpíadas Rio 2016 para conhecer esse destino?

Lagoa Rodrigo de Freitas

Além de servir como cenário para a prática de esportes ao ar livre, tem um visual incrível e fica aos pés do Cristo Redentor. Lugar perfeito para passar um fim de tarde com amigos e família. Após o por do sol, a dica é aproveitar o movimento dos quiosques no entorno. É lá que ocorrerão as competições de canoagem e remo.

Cenário das Olimpíadas Rio 2016

Pedra Bonita

Trata-se de uma das belezas naturais mais imponentes do Rio de Janeiro, localizada no Parque Nacional da Tijuca. É interessante fazer uma trilha até o topo e ser recompensando com a vista de São Conrado e da Barra da Tijuca. É lá que está a rampa de voo livre para os saltos de asa-delta ou parapente.

Jardim Botânico

Uma das áreas verdes mais bem preservadas da cidade, com mais de 200 anos de história. Lá, é possível observar plantas da flora brasileira e estrangeira cercado por chafarizes, lagos, monumentos e locais para estudo.

Cenário das Olimpíadas Rio 2016

Feira de São Cristóvão

Um marco da cultura nordestina em pleno Rio de Janeiro, que reúne quase 700 barracas com comida, bebida e folclore do Nordeste. O complexo recebe em torno de 300 mil pessoas por mês.

 

O que achou da nova lei sobre estrangeiros nas Olimpíadas Rio 2016? Comente!

melhores universidades do brasil
quando vale a pena ter cartão de credito
como cancelar pedido feito no cartão de crédito
reembolso no cartão de credito
formas de pagamento para fazer compras pela internet
como entender a fatura do cartão de crédito