Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estrada elétrica já é realidade na Suécia: veja como funciona

A- A+

A Suécia é um país modelo quando o assunto é sustentabilidade. Segundo relatório da Siemens, nada menos do que 93% dos cidadãos suecos utilizam o transporte público, a bicicleta ou apenas os pés para se locomover. Neste ano, será implementada mais uma novidade sustentávvel por lá: a primeira estrada elétrica do mundo.

O objetivo do país é garantir que, até 2030, o setor de transporte não utilize mais nenhum tipo de combustível fóssil, o que reduziria as emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Com esse propósito foi idealizada pela Siemens a eHighway, uma estrada que distribui energia para caminhões de carga.

estrada elétrica

Novidade reduzirá a emissão de poluentes na atmosfera. Foto: iStock, Getty Images

Entenda a proposta da estrada elétrica

A solução encontrada para diminuir os danos ao meio ambiente funciona a partir de um sistema de distribuição de energia, que alimenta os veículos pesados com a eletricidade vinda da própria estrada. Um trajeto de dois quilômetros já foi inaugurado ao norte de Estocolmo.

Para circular na autoestrada, os engenheiros da Siemens – empresa alemã responsável pelo projeto – criaram modelos de caminhões híbridos, que já vêm com um mecanismo instalado no topo. Chamado de “pantógrafo inteligente”, ele é acionado de forma automática quando o veículo entra na eHighway.

Quando conectados à rede elétrica, os caminhões atingem uma velocidade máxima de 90  km/h, o que torna a autoestrada até duas vezes mais eficiente do que os motores internos convencionais. Mas, se o veículo precisar trocar de pista ou fazer uma ultrapassagem, ele pode voltar a usar diesel.

De maneira geral, enquanto os caminhões se movem com a eletricidade, não emitem nenhum dióxido de carbono e mantêm uma eficiência de 80%. E mais: quando freiam, eles realimentam a autoestrada com a energia cinética liberada. Assim, o consumo geral de eletricidade é reduzido pela metade e a contaminação ambiental também diminui.

Por enquanto, o sistema ainda está em fase de testes, mas um piloto do modelo também vai ser implementado na Califórnia, nos Estados Unidos. Será construído um trecho de três quilômetros de eHighway no trajeto que conecta o porto de Los Angeles a Long Beach.

Os engenheiros acreditam que esse modelo é a chave para livrar totalmente o setor de carga da dependência de combustíveis fósseis a longo prazo.

Você vai se interessar por:

Segurança para você e sua família

Mais do que estar com suas finanças protegidas, manter a segurança da sua família é a melhor cobertura. Com o Seguro de Vida Plus, você protege seus beneficiários em caso de morte e morte acidental e ainda conta com auxílio funeral. Entre em contato com Central de Relacionamento – Parceria Seguros Vivo e contrate o seu.

> Seguros para Você: Conheça seguros de vida e acidentes pessoais

E você, o que achou da proposta de estradas elétricas? Deixe um comentário com a sua opinião.

feiras de trocas
meu marido morreu tenho direito a pensão
sinais de recuperação da economia brasileira
vale a pena ter seguro
vale a pena ter seguro de vida
quanto custa um seguro de vida