Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estimar quanto custa construir é etapa do investimento em imóveis

A- A+

Você pensa em investir em imóveis para gerar renda e quer ter o controle de todas as etapas, da escolha do terreno à venda do bem. Nesse caminho, uma etapa importante é calcular quanto custa construir. Afinal, esse custo será um balizador, tanto para a sua real capacidade de apostar nesse investimento como para precificar o valor ao final do processo.

Calcule quanto custa construir

É complexo dar valores precisos do custo de uma construção. O preço dos terrenos, material e mão de obra varia muito não apenas conforme a cidade, mas também dependendo do bairro onde está localizado.

Apesar disso, há uma lista de itens a serem levados em consideração no orçamento, que vão além do terreno. A mão de obra, por exemplo, é importante, mas seu preço não deve ser determinante. Afinal, é necessário ter qualidade. O mesmo entendimento vale para o material.

Mão de obra entra no cálculo de quanto custa construir

Na mão de obra, não se pode economizar: é preciso apostar na qualidade do serviço. Foto: iStock, Getty Images

Quanto ao terreno, não basta encontrar um preço de “barbada”. É preciso avaliar as condições. Se houver muitos reparos a serem feitos – como terraplanagem, drenagem ou muros – você pode sair perdendo.

Lembre-se que também é preciso contar com profissionais na obra, como engenheiro ou arquiteto, além dos tributos que passarão a incidir sobre o imóvel.

Todos esses fatores devem ser somados para poder chegar ao preço da casa. Entretanto, é necessário avaliar como será o pagamento. Se você receber uma margem de lucro abaixo das taxas de poupança, já deixa de valer a pena. Se houver inadimplência, então, nem se fala.

Vale a pena construir para vender?

Em um cenário econômico de instabilidade, não há uma resposta única e taxativa sobre a validade desse tipo de investimento. Até mesmo porque você só saberá se valeu mesmo a pena quando a construção estiver pronta. Só então é que poderá saber qual o seu valor de mercado.

Caso tenha um capital suficiente para projetar o tempo de construção – seis meses, por exemplo – até é possível fazer uma projeção de valor. Ainda assim, trata-se de uma especulação. Caso surja uma tendência de desvalorização imobiliária, por exemplo, sua expectativa pode mudar.

Atualmente, os especialistas não indicam o investimento na construção civil de “olhos fechados”. Além de implicar valores altos, a inflação puxa todos os preços para cima (inclusive o dos materiais), o que reduz a margem de lucro.

Além disso, a velocidade da venda também é fator determinante. Se a comercialização ocorrer de forma rápida, melhor. Mas se demorar muito a vender, seu capital investido fica mais tempo parado. E você, sem dinheiro.

Como precificar a casa

Agora que já sabe como calcular quanto custa construir, chegou a hora de pensar no preço que irá cobrar pelo imóvel. Você pode usar como base algumas ferramentas já existentes. Uma delas é o CUB (Custo Unitário Básico), que serve como referência de custos para a construção civil.

O padrão da casa também deve ser levado em consideração. Para isso, é interessante consultar a NBR 12.721, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que classifica a padronização de acordo com tamanho e características da construção. Com base nesses dois itens, também é possível consultar o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices (Sinapi).

Você vai se interessar por:

Seguro para os seus bens

Se você tem um imóvel, uma boa dica é contratar uma proteção extra. Clientes Vivo podem contratar seguro residencial que garante, entre outras coberturas, amparo contra incêndio, raio e explosão. A apólice garante o pagamento de uma indenização, quando ocorrer danos à sua residência ou ao seu conteúdo.

O seguro ainda cobre prejuízos decorrentes de roubo ou furto qualificado, de problemas causados por danos elétricos e Responsabilidade Civil Familiar.

> Seguros para seus bens: Garanta proteção contra incêndio, raio, danos elétricos, roubo e furto

Gostou das dicas para estimar quanto custa construir um imóvel para vender? Compartilhe!

inflação do aluguel
investir em imóveis
Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto