Vivo
 
por Vivo Seu Dinheiro

Estepe de carro é o item mais roubado pelo segundo ano consecutivo

A- A+

Quem já teve um pneu furado durante uma viagem, conhece a importância que o estepe de carro tem. Como essa é uma situação impossível de se prever, principalmente para quem mantém a calibragem em dia, é fundamental estar prevenido e contar com esse item de reserva em perfeitas condições.

Homem com problemas com o estepe de carro.

Ao adotar medidas preventivas, motorista diminui risco de ficar sem o pneu reserva. Foto: iStock, Getty Images

Olho no estepe de carro

Importante para a segurança do motorista e demais passageiros, o estepe de carro tem sido o item mais roubado nos últimos dois. Ao menos foi o que apontou uma pesquisa feita pela Carglass, empresa especialista em reparo e troca de vidros automotivos.

Segundo o levantamento, o pneu reserva foi alvo de criminosos em 24% das ocorrências. Apesar do alto índice, houve queda percentual em comparação ao ano passado, quando representou 40% dos casos e também liderou o ranking negativo.

Ainda segundo o levantamento, bolsas (também com 24%) e aparelhos de som (com 15%) completam a lista dos itens mais roubados. Vale ressaltar que a pesquisa leva em conta somente delitos resultantes de vidros quebrados.

Como proteger melhor o estepe de carro

Para se precaver e evitar ser vítima desse tipo de delito, nada melhor do que redobrar a atenção. Confira cinco dicas do supervisor técnico da Carglass, Marcos Canteri.

Evite expor itens que chamem a atenção

Qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor, até mesmo uma sacola vazia. Portanto, é essencial não deixar pertences à mostra nos bancos ou no painel. A dica serve tanto para o carro parado quanto em movimento.

Estacione em locais iluminados

Sempre que possível, estacione em locais bem iluminados e de grande circulação como shoppings, supermercados e estacionamentos credenciados. Nesses últimos, especialmente, é válido dar preferência aos estabelecimentos que oferecem seguro.

Verifique se as portas estão fechadas

É fundamental certificar-se que fechou inteiramente o seu carro, mesmo que seja por alguns minutos ou que esteja na garagem de sua casa ou edifício.

Opte pelos sons removíveis

Conforme mostrou a pesquisa, os sons também são muito visados pelos ladrões. Por isso é recomendável o uso de aparelhos com frente removível ou de bandeja. Ao estacionar, leve-o consigo.

Use os mecanismos de proteção

Existem diversos dispositivos de segurança, como os alarmes, que apitam no controle caso haja uma tentativa de invasão. Outra opção é o sensor de violação, que funciona por radiofrequência, avisando caso algum acessório ou compartimento seja violado. Ele pode ser instalado no estepe ou no porta-luvas, por exemplo.

A película antivandalismo, segundo Canteri, também dificulta a ação de invasores num eventual roubo ou assalto, ao reter os estilhaços do vidro no momento da quebra. Apesar de não poder ser considerada uma blindagem, porque não retém tiros, ela atrasa o assaltante em até dois minutos. Sem o dispositivo, leva em média três segundos para o carro ser arrombado.

Você vai se interessar por:

Segurança para os seus bens

Todos os cuidados são sempre bem-vindos, mas a melhor maneira de garantir a proteção dos seus bens é por meio de um seguro. Com o Seguro Proteção Urbana – Bolsa Protegida, você recebe uma indenização para o seu acessório, bem como para os objetos nele contido, em caso de roubo ou furto qualificado. Nessa categoria, estão incluídas bolsas femininas, maletas, pastas ou mochilas. Você ainda conta com a comodidade e segurança de pagar seu seguro mensalmente através de sua fatura de celular Vivo.

> Seguros para seus bens: Proteção da sua casa até sua bolsa, mochila e carteira

Gostou das dicas de proteção para estepe de carro? Compartilhe!

Comprar casas em Orlando é opção
Como é morar no campo
Trabalhando na reforma de casas antigas
Como escolher corretora para Tesouro Direto
Uso de LED no projeto de iluminação residencial
Reaproveitamento da água do chuveiro